Talatona- Um acordo de cooperação para a concessão de garantias de crédito às micro, pequenas e médias empresas e empreendedores singulares foi assinado, esta segunda-feira, em Luanda, pelo Fundo de Garantia de Crédito (FGC) e o Banco de Negocio Internacional (BNI).
A parceria, criada no âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC), beneficiará as cooperativas e pequenos agricultores que se encontram devidamente certificadas pelo Instituto de Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), ligadas à produção de milho, feijão, soja, café, ovos e frangos.
Em declarações à imprensa, o PCA do FGC, Luzadio Simba, explicou que a função da instituição é garantir sustentabilidade aos projectos que apresentarem insuficiências de garantias reais.
Reiterou que os interessados devem estar apartados de dívida fiscal e crédito vencido a nível da banca e ser produtor de cereais como feijão, soja e a produção de ovos e frangos.
Por sua vez, o presidente da Comissão Executiva do BNI, Mário Moreira Palhares, explicou que o montante máximo para concessão do crédito vai de 85 a 125 mil euros.
Segundo o responsável, com este acordo o banco engrossa a cadeia de agências bancarias que apoiam, através de financiamentos e com a garantia pública do FDG, Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial, concebido pelo Governo Angolano, em parceria com o Banco Mundial e Agência Francesa de Desenvolvimento.
O Projecto de Desenvolvimento da Agricultura comercial é um programa desenvolvido pelo Governo de Angola, através do Ministério da Agricultura e Florestas, com o financiamento do Banco Mundial e da Agência Francesa de Desenvolvimento, em área geograficamente selecionada com intuito desenvolver o sector agrícola, combater a pobreza, empoderar os jovens e aumentar o número de empregos.
No âmbito do PDAC, o FGC tem igualmente parceria com os bancos BFA, BAI e SOL.
O memorando, que se enquadra no Projecto de Desenvolvimento de Agricultura Comercial desenhado pelo Ministério da Agricultura e Florestas com apoio do Banco Mundial e da Agência Francesa Desenvolvimento, permitirá o crescimento da produção de cereais e frangos no país.
O Fundo de Garantia de Crédito é uma instituição financeira não bancária, criada em 2012, por Decreto Presidencial78/12, dada a necessidade de uma entidade que facilitasse o acesso ao crédito para as empresas e empresários que não conseguiam aceder ao sistema financeiro por falta de crédito.GIZ/MAG