FGC e Banco BAI criam parcerias

     Economia              
  • Luanda • Sábado, 18 Maio de 2024 | 16h26

Talatona-Um memorando de entendimento que permitirá a criação de condições para a concessão automática de garantias parciais de crédito às Micro, Pequenas e Medias Empresas (MPME’S) foi assinado, nesta sexta-feira, em Luanda, pelo Fundo de Garantia e Crédito (FGC) e o Banco Angolano de Investimento (BAI).

 A celebração do acordo prevê ainda, fomentar a produção nacional e promover, os produtos com selo “Feito em Angola”, por intermédio da Linha de Apoio aos projectos Sustentáveis (LAPS) e a de garantias de apoio a produção sustentável (GAP), gizado pelo FGC, para cobrir a insuficiência de garantias reais que as MPME’s, Cooperativas e Empreendedores Singulares apresentam no momento da solicitação de crédito.

Da parte do FGC, o documento foi rubricado pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA), Luzayadio Simba, Pelo BAI assinou o Administrador Executivos, José Castilho. 

Em declarações à imprensa, José Castilho considerou o acordo mais um instrumento de emissão de garantias bancarias para apoiar o sector produtivo em projectos sustentáveis.

Segundo ele, a parceria enquadra-se no orçamento de crédito que a instituição bancaria tem para o ano de 2024 e que ronda na ordem dos 400 mil milhões de kwanzas.

Informou que para o acordo ,ora assinado, está disponível uma carteira de crédito ,avaliada em 21 mil milhões de kwanzas. 

O crédito concedido em 2023 pelo BAI, segundo o administrador, foi de 200 mil milhões de kwanzas.

O PCA do FGC, Luzayadio Simba, disse que foram acordadas duas linhas, o GAP e o LAPS. 

O GAP de acordo  com o PCA tem um limite de garantia de cinco milhões de dólares, enquanto o LAPS de 200 milhões.

Afirmou que impacto das assinaturas são já visíveis que no ano passado, segundo o relatório de gestão e contas, foram concedidas 216 garantias, número superior o de 2022 que foram 120 concessões.

Com estes dados, disse notar-se  um crescimento em termos de concessão  de garantias, fruto das celebrações efectuadas. 

Referiu que as parcerias têm sua importância por permitir que os empreendedores escolham com que  agência  bancaria pretendem trabalhar.

 “Quanto maior for o número de bancos a criar parcerias, maior é a probabilidade de se    conceder crédito”.MAG
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+