Lubango – O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) apresentou, sexta-feira, na Expo-Huíla, o seu novo “Plano Aceleração e Fomento das Garantias de Crédito", que visa dinamizar o financiamento às micro, pequenas e médias empresas.
Trata-se de um Plano de Aceleração assente no aumento da cobertura de crédito de 75 para 80 por cento, na criação de quatro agências do FGC a nível do território nacional e na melhoria da comunicação entre os bancos comercias e os promotores, implementado em Julho último.
Em declarações à ANGOP, o director de Recuperação de Crédito do FGC, Celso de Carvalho, afirmou ser um plano, no âmbito da capitalização recente do FGC por parte do Executivo de 50 mil milhões de kwanzas, uma iniciativa apresentada pela primeira vez na província.
Explicou que o plano assenta em várias iniciativas, nomeadamente no reforço do fomento do aviso 10 do Banco Nacional de Angola (BNA) e o financiamento no âmbito do Programa de Apoio ao Crédito (PAC) já em curso há algum tempo.
“Neste temos uma linha de apoio ao desenvolvimento de negócio que contempla garantias até três milhões de dólares, onde propomos uma garantia automática em valores até 200 milhões de kwanzas”, continuou.
Fez saber que desde finais de Julho, no decurso da capitalização, têm mais de 20 projectos a serem analisados na referida linha, fruto de um processo de divulgação em curso no país para o empresário.
Reforçou que o FGC funciona como uma espécie de avalista nesta situação, pois estão cientes da dificuldade dos empresários no cesso a financiamentos, muitos deles por conta da falta de garantia, daí que surge o Fundo criado pelo Executivo que funciona como uma espécie de avalista para as empresas.
Celso de Carvalho salientou que o “Plano de Fomento e Aceleração de Garantia de Credito” contempla ainda a expansão geográfica do Fundo, com vista a ter uma maior visibilidade nacional, pelo que propuseram abertura de agências nas províncias da Huíla, Cabinda, Lunda Norte e Malanje.
O FGC tem na forja uma parceria com a Universidade Mandume ya Ndemufayo, para assegurar estágios profissionais a estudantes nas empresas onde o fundo efectuar garantias, assim como um memorando de entendimento com a Investe Agro para prestação de assessoria, assistência técnica e acompanhamento dos beneficiários de financiamento.
O Fundo de Garantia de Crédito já garantiu no país 800 projectos, num volume de negócios de mais de 320 mil milhões de kwanzas. EM/MS