Festival do café recebe mais de 1.500 visitantes

     Economia           
  • Luanda     Sábado, 02 Outubro De 2021    10h59  
Angola já foi dos maiores produtores de café na década dos anos 70
Angola já foi dos maiores produtores de café na década dos anos 70
Divulgaçao

Luanda - A primeira edição do Festival Nacional do Café, que decorreu de 30 de Setembro a 1 de Outubro, em Luanda, recebeu mais de mil e quinhentos visitantes, entre nacionais e estrangeiros, o que permitiu constatar que o país pode dinamizar o sector.

A organização manifesta-se satisfeita com os resultados obtidos no certame encerrado sexta-feira, principalmente no que diz respeito aos contactos estabelecidos pelos expositores e o número de visitantes.

Segundo a engenheira do Instituto Nacional do Café, Júlia Ferreira, que se mostrou satisfeita, o número de visitantes espelha bem a energia positiva de se poder expandir os conhecimentos relativos à cultura do café, tendo em conta a demanda existente.

“Embora os agricultores se debatam com dificuldades aliadas aos lucros, o que se quer mudar, ainda assim a feira serviu, dentre outros objectivos, para abrir portas, a fim de maximizar o fomento da prática do cultivo do fruto”, realçou a técnica.

No encerramento do certame, com duração de dois dias, fez-se a entrega de certificados de participação aos expositores.

O evento, que teve a participação de 26 cafeicultores, exportadores, comerciantes e financiadores, visou incentivar a actividade cafeícola no país, tendo em conta o potencial existente.

O director-geral do Instituto Nacional do Café (INCA), Bonifácio Francisco, realçou que há necessidade de se promover a produção do café em todo o país, por ser uma fonte de renda para o sustento de muitas famílias.

Garantiu que esse INCA continuará a realizar acções que visem promover a prática do cultivo do café.

Durante o festival, foram abordados temas como o “Café riqueza de Angola", "Sistemas de produção mecanizada de café", "Comercialização e exportação de café" e "Financiamento a cafeicultura angolana”.

O evento decorreu no âmbito das jornadas comemorativas do 1 de Outubro, " Dia Mundial do Café", assinalado sexta-feira.

 





+