Luanda – A 15.ª edição da Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações de Luanda (FITITEL) 2024, a ser realizada de 12 a 14 deste mês, na capital angolana, vai focar-se, essencialmente, na tecnologia relacionada com a economia digital e independência financeira no país.
Sob o lema “Fintech como impulsionadora da economia digital e independência financeira”, o evento serve para exposição e troca de experiências adquiridas pelos estudantes do Instituto de Telecomunicações de Luanda (ITEL) ao longo da trajectória estudantil.
Além da tradicional exibição de projectos tecnológicos desenvolvidos pelos estudantes do ITEL, a feira também prevê proporcionar um espaço valioso para que instituições dos sectores das TIC e Financeiro, empresas nacionais e startup do ecossistema empreendedor apresentem as suas inovações, segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso esta quarta-feira.
De acordo com o documento, o lema da presente edição tem como objectivo estimular a discussão sobre a transformação digital e o impacto que a tecnologia pode trazer ao sector financeiro, especialmente no actual contexto do mercado nacional, além de promover uma maior aproximação entre as instituições dos dois sectores.
Promovida anualmente pelo ITEL, a feira tecnológica conta com apoio institucional das empresas do sector das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, com realce para FADCOM, INACOM, Nossa Seguros, Zap Media, Angola Telecom e NCR.
Segundo o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, o evento simboliza um momento significativo que celebra as conquistas dos alunos e reforça o compromisso do ITEL com a excelência educacional e a formação de profissionais competentes.
A FITITEL visa mostrar as valências e competências que os alunos adquiriram durante os quatro anos de formação, apresentando soluções que resolvam problemas económicos e sociais.
O principal foco passa, igualmente, pela apresentação do potencial empreendedor das novas startup geradas a partir dos projectos inovadores expostos, criar um ambiente vibrante e criativo que estimule tanto a comunidade local quanto a internacional. QCB