Feira sobre 107 anos do Moxico prevê arrecadar Kz 260 milhões

     Economia              
  • Moxico • Sexta, 13 Setembro de 2024 | 21h56
Inauguração da 10 Edição da Feira de produtos Agrícolas no Moxico
Inauguração da 10 Edição da Feira de produtos Agrícolas no Moxico
Kinda Kyungu - Angop

Luena – Uma feira de produtos agrícolas, artefactos e gastronomia do Moxico, com um volume de negócio de 260 milhões kwanzas, foi aberta, esta sexta-feira, no Luena, em homenagem aos 107 anos da fundação da província.

Segundo o coordenador do evento, Ismael Quintas Keshipoko, durante quatros dias, a feira poderá juntar cerca de 150 expositores de produtos do campo (milho, bombo, massango, massabala ), actividades pesqueira, piscicultura e prestação de vários serviços públicos. 

Além dos produtos do campo, disse, vários gabinetes provinciais poderão prestar serviços pontuais no local, desde o tratamento de alvarás comerciais, criação de cooperativas e inscrição de funcionários no Instituto de Segurança Social, e outros.

Arminda da Tchinhama, feirante, disse que vai aproveitar o evento para firmar parcerias com outras entidades, além de aproveitar outras oportunidades de negócios.

O administrador municipal dos Luchazes, Quintas Sempieca, disse que aquela região da província vai efectuar demonstração das suas potencialidades, com realce ao sector agrícola, pesca e produção do mel.

Para o administrador municipal da Cameia, António Fidel Chinhama Willis, o evento servirá para demonstrar as potencialidades do peixe, citrinos, banana e o arroz.

O Moxico foi elevado a província no dia 15 de Setembro de 1917, por via do Decreto 3365. É a província de Angola com maior dimensão territorial, ocupando 17% do Território Nacional, com uma superfície de cerca de 223.023 quilômetros quadrados.

Está organizada administrativamente em nove municípios: Alto-Zambeze, Bundas, Camanongue, Léua, Luacano, Luau, Luchazes, Cameia e Moxico (sede provincial). 

A sede provincial é a cidade do Luena, que concentra mais de 40% da população dos cerca de um milhão e 200 mil habitantes. MT/TC/YD





+