Feira da mandioca com volume de negócio de kz 30 milhões

     Economia           
  • Moxico     Sábado, 28 Agosto De 2021    16h29  
Mandioca (ilustração)
Mandioca (ilustração)
Lucas Neto

Luaua – Mais de 30 milhões de kwanzas é o montante arrecadado durante a Feira da Mandioca terminada sexta-feira, no Luau, província do Moxico, que contou com 100 expositores.

O evento, decorrido em dois dias, expôs abacaxi, batata-doce, amendoim, banana e diversos produtos hortícolas, assim como produtos artesanais, serviços bancários e de telecomunicações.

Enquadrada nas festividades dos 65 anos de elevação do Luau à categoria de município, a feira decorreu sob lema “Agricultura e Turismo, factores decisivos para o desenvolvimento sustentável do município”.

O governador da província do Moxico, Gonçalves Muanumba, enalteceu a estratégia do Luau nos desafios diversificação da economia e as acções em curso no sector agrário.

Incentivou a juventude local a aderir à prática da agricultura e tirarem partido da localização geoestratégica do município, de maneira que a produção não seja apenas para o consumo familiar, mas também exportar para os países vizinhos.

No Moxico, as feiras agrícolas são uma iniciativa do governo do local, projectadas este ano de 2021, com intenção de expor as potencialidades agrícolas da província, tendo estreia ocorrido no município do Moxico (agro-pecuária), seguindo-se a Cameia (banana), Luacano (peixe), Léua (agricultura e pesca), e agora o Camanongue (manbdioca).

A Feira do Moxico (sede provincial) arrecadou mais de 20 milhões de kwanzas, Cameia (Kz 16 milhões), Léua (Kz 16 milhões) e o Luacano (Kz 22 milhões).





+