Caxito- Cinquenta milhões de kwanzas é o volume de negócios que se prevê atingir na 9ª edição da Feira da Banana, aberta hoje, no Panguila, pelo vice-governador para área política, social e económica, José Francisco Bartolomeu Pedro.
Ao falar em representação da governadora provincial, Maria Antónia Nelumba, o responsável disse esperar que a presente edição atinja indicadores mais expressivos que as edições anteriores .
Falou sobre as potencialidades da região que dispõe de uma área de cerca de um milhão de hectares e possui várias culturas praticadas por cerca de 70 por cento da população.
A região é rica em recursos hídricos, tem uma vasta bacia hidrográfica constituida por 10 rios, fornecendo água para as populações, irrigação e para a produção de energia eléctrica, disse.
Na província, frisou, predominam solos aluviais fluviais, arenosos, barros negros e pardos e os paraferraliticos.
Participam no certame 150 expositores ligados aos sectores agrícola, industrial, mineiro, bancas e serviços.
Destes constam pequenos agricultores, associações, cooperativas dos seis municípios, para além das fazendas Nova Agrolíder e Turiagro.
Na feira estão expostos produtos como a banana, mandioca, batata doce, tomate, berinjela, cana-de-açucar, dendén, entre outros.
Com a duração de três dias, o evento prevê realizar palestras com temas ligados ao sector agrícola.
Actualmente o governo provincial do Bengo controla 156 associações de camponeses e 187 cooperativas
A feira da banana foi instituida em 2012, teve um interregno de três anos devido à pandemia da Covid-19, e constitui a maior bolsa de valores a nível da província. FS/IF