Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Feira agro-pecuária do Uíge demonstra potencial agrícola da região

     Economia              
  • Uige • Sexta, 23 Junho de 2023 | 18h31
Feira agropecuária do Uíge (ilustração)
Feira agropecuária do Uíge (ilustração)
Joaquina Bento-ANGOP

Uíge – A realização da feira agro-pecuária do Uíge, que congrega mais de 26 expositores dos 16 municípios da província, demonstra o potencial da região na produção de diversos produtos do campo.

Além da exposição do café, banana, mandioca, laranja e outros produtos do campo, a piscicultura e a transformação da madeira e outras matérias-primas também fazem parte da exposição, visitada hoje pelo Presidente da República, João Lourenço.

A coordenadora da feira, Delfina Henriques, explicou que a exposição terá a duração de dois dias e visa demonstrar o potencial agro-pecuário da região.

Expositores

O administrador municipal do Bembe, Gildo Unigénito, disse ser uma oportunidade para a exposição das potencialidades agrícolas da localidade que dirige.

Explicou que o Bembe aposta numa produção agrícola diversa, mas o destaque recai para a produção de laranja, sendo o maior produtor dessa cultura na região.

Por sua vez, o administrador municipal de Maquela do Zombo, Samalando Muginga, disse que a localidade se destaca na produção de amendoim (ginguba), batata, mandioca e gengibre.

Referiu que o município está a marcar passos na produção de gengibre e gergelim, registando uma produção de mais de três mil toneladas, um número que poderá aumentar na presente época agrícola.

Apesar da tendência de aumento de produção na localidade, o administrador disse que o escoamento da produção constitui ainda o maior constrangimento, devido ao mau estado das vias de comunicação.

Produção de bolacha a partir da farinha de mandioca

Despertou a atenção dos visitantes a produção de bolacha a partir da farinha de mandioca, abóbora e inhame, numa iniciativa do Grupo CIMJ.

O responsável da empresa, António Mampinga Mbengui, disse que a ideia surgiu devido ao facto de perceber que algumas crianças não consomem mandioca fervida.

O responsável informou que a empresa produz, inicialmente, cinco mil pacotes de bolacha por dia e a pretensão é aumentar para 54 mil, com a instalação de cinco linhas de produção.

Com essa aposta, dependendo de financiamento, os postos de trabalho passarão de 15 para mais de 400.

Sobre a produção agrícola no Uíge

A província do Uíge colheu, no ano agrícola 2021/2022, seis milhões e 41 mil toneladas de produtos agrícolas diversos (mandioca, banana, feijão, milho, amendoim e outros produtos do campo).

 Estiveram envolvidos na campanha agrícola 235 mil 475 agregados familiares, sendo 132 cooperativas agrícolas e 868 associações de camponeses.

A campanha agrícola 2021/22 abrangeu uma área de cultivo de 692 mil 377 hectares de terra.

Para o ano agrícola 2022/23, a província do Uíge perspectiva uma colheita de cerca de sete milhões e 41 mil 706 toneladas de produtos diversos. JAR





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+