Caxito - Mais de 500 expositores são aguardados, esta quarta-feira, na 10ª edição da Feira da Banana, FEIBA 2024, a decorrer de 26 a 28, no mercado do Panguila, província do Bengo, para demostrar as suas potencialidades agrícolas.
Hoje, muitos expositores começaram a montar os seus stands, enquanto outros vão chegando para localizar os espaços que vão ocupar.
O evento que tem sido a maior montra de negócio da província, nos últimos anos, prevê arrecadar mais de 100 milhões de kwanzas, com a exposição de cerca de 600 toneladas de banana provenientes de pequenas cooperativas e produtores individuais dos seis municípios da região.
Para além das cooperativas e das grandes empresas como a Novagrolíder e a Turiagro, participam do certame empresas privadas de diversos serviços ligados directa ou indirectamente a produção agrícola, a indústria transformadora, comércio e o sector mineiro.
Segundo o director do gabinete provincial para o desenvolvimento económico integrado, Pedro Katendi, a 10ª edição vai superar o evento passado pois independentemente da quantidade de chuva registada na província houve muita produção.
O município do Ambriz vai participar com cerca de 60 toneladas de produtos e igual número de expositores.
O objectivo, segundo o administrador Municipal, Tingão Mateus, é melhorar a classificação anterior (4º lugar).
O Pango Aluquém, terceiro classificado na edição passada, vai estar presente com 40 expositores e acima de 70 toneladas de produtos diversos (rosa de porcelana, maracujá, banana, tangerina, hame, limão, laranja, entre outros.
Já alguns agricultores dos Dembos, vencedor da última edição, referiram que trabalharam muito para uma apresentação positiva em termos de organização e qualidade dos produtos para manter o titulo.
Com a duração de três dias, o certame prevê realizar palestras sobre a visão estratégica da administração local no quadro da gestão de receitas próprias, derivados da banana e suas valências nutricionais e a importância da agricultura familiar no contexto social e económico.IF