Caxito – O presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), João Nkosi, afirmou hoje, no mercado do Panguila, província do Bengo, que a feira da banana constitui uma plataforma que permite impulsionar os produtores a aumentar a produção.
Em declarações à ANGOP, o responsável disse que a realização do certame transmite ao mercado interno a mensagem de que o Bengo tem empresários, cooperativas, produtores e empreendedores que podem contribuir na estrutura da economia real do país.
Na sua opinião, a feira está a ser um espaço onde os expositores provenientes das províncias vizinhas e dos municípios têm um contacto directo com os serviços do inapem.
A nível da província, disse, o instituto tem disponibilizado os principais serviços que concorrem para a inserção dos empreendedores no mercado interno.
No domínio da formalização, o inapem já certificou no Bengo, de 2023 a esta data, mais de 1.600 operadores, entre micro, pequenas e médias empresas, dez empresas aderiram ao Selo Feito em Angola e um total de 59 produtos possuem o selo.
A Feira da Banana foi instituída pelo Governo Provincial do Bengo em 2012, e tem sido a maior bolsa de valores a nível da província.
O evento que termina este sábado, conta com a participação de aproximadamente 500 expositores dos sector agrícola, industrial, mineiro, banca e serviços.
A feira prevê um volume de negócios na ordem de mais de 100 milhões de kwanzas. FS/IF