Caxito – A Fazenda “Santa Esperança”, do município do Bula Atumba, província do Bengo, prevê colher, este ano, 35 toneladas de produtos diversos, contra 25 anteriores.
A fazenda possui 843 hectares, dos quais apenas 450 e produção, sendo 240 de banana, 150 de milho e o restante de mandioca e abóbora.
Em declarações à ANGOP, o administrador da fazenda, Daniel António, disse que esta cifra representa um aumento de dez toneladas em relação ao ano passado da produção de banana, mandioca, milho e abóbora.
O responsável informou que o aumento da produção deve-se à expansão das áreas de cultivo, da mão-de-obra e de um financiamento de cerca 40 de milhões de kwanzas do Programa de Apoio ao Crédito (PAC).
Este valor, disse, foi gasto na reabilitação das infra-estruturas da fazenda, aquisição de instrumentos de trabalho e sementes de milho para produção em grande escala.
Apesar da fazenda enfrentar dificuldades como a falta de tractor para a preparação da terra e o mau estado das vias, tem estado a apostar no aumento dos níveis de produção com o objectivo de melhorar a qualidade de vida das famílias camponesas.
A fazenda Santa Esperança foi criada em 1980, está situada a 18 quilómetros da sede municipal do Bula Atumba e gerou 20 postos de trabalho.
Pertencente à empresa “Casa Caculeco”, a granja dedica-se também a construção civil e prestação de serviço.
O Município do Bula Atumba é constituído pelas comunas do Quiage e Bula Atumba e tem uma população estimada em 19 mil 464 habitantes. FS/IF