Benguela - Duas toneladas de peixe, cacusso (tilápia), serão processadas diariamente na Fazenda NR, na comuna do Dombe Grande, município da Baía Farta, em Benguela, soube este sábado a ANGOP.
De acordo com o seu proprietário, Nélson Rodrigues, o projecto de piscicultura na Fazenda NR, iniciado em 2021, já conta com oito tanques de cacusso e um bagre, ainda em fase experimental.
Segundo o responsável, a partir de Janeiro de 2025 será comercializado o pescado, prevendo-se o processamento de duas toneladas/dia.
Nélson Rodrigues deu a conhecer que o produto terá como principal destino o mercado benguelense e as grandes superfícies comerciais, por via de parcerias.
Deu a conhecer que, neste momento, cada tanque de 50x8m conta com cerca de 100 mil alivinos.
Avançou que a reprodução da tilápia é rápida, mas a dificuldade na aquisição da ração tem dificultado a engorda, situação que torna lento o processo.
O empresário fez saber que um dos desafios da Fazenda NR será apostar na aquisição de uma pequena fábrica para fazer a própria ração para alimentar os peixes.
Assegurou que, tão logo se concretize a montagem da fábrica, serão construídos mais tanques para aumentar a produção de peixe.
Sem avançar as quantidades, Nélson Rodrigues fez saber que já foram retirados os primeiros cacussos que serviram apenas para o consumo interno na Fazenda.
Garantiu que o projecto tem cacusso e bagre suficiente para fornecer as superfícies comerciais.
O empresário deu ainda a conhecer que o projecto contempla, igualmente, a aquisição de carrinhas frigoríficas para transportação do pescado para outras localidades.
Questionado se teve apoio da banca para a concretização do seu projecto, Nélson Rodrigues afirmou que não, não obstante o projecto governamental de apoio ao fomento da piscicultura. CRB