Caxito – Quinze toneladas de produtos diversos, com realce para mandioca, banana e feijão, deverão ser colhidas durante a campanha agrícola 2024/2025 na fazenda Martins Correia, localizada no Ngombe, comuna de Cazuagongo, 19 quilómetros da sede do município do Pango Aluquem, província do Bengo.
Está igualmente prevista a colheita de milho, ginguba, batata-doce, limão, laranja e tomate, estando preparados, actualmente uma área de 20 hectares de terra de cultivo , dos 22 hectares controlados pelo proprietário da Fazenda.
Na campanha agrícola de 2023/2024, foram colhidas 10,5 toneladas de produtos diversos, das quais cinco toneladas de mandioca, quatro de banana, uma de feijão e 500 quilos de ginguba.
Em declarações hoje, quinta-feira, à ANGOP, o proprietário da fazenda, António Eduardo Martins Correia, referiu a colheita terá um aumento na ordem de 50 %, devido ao aumento de dois hectares de área de produção e de cultivo de novos produtos, tais como ananás, maracujá, gindungo, cebola, cenoura, alho e repolho.
“A nossa intenção é trabalhar para aumentar a produção agrícola, mas por falta de apoios está ser difícil aumentar o nível de produção de outros produtos”, disse António Eduardo Correia.
Explicou que a situação das vias de acesso e a falta de transporte causa prejuízos aos produtores da região, que querem aumentar a produção e assim contribuir para a diversificação da economia e o combate à fome.
A fazenda Martins Correia existe desde a era colonial, com situação da guerra que assolou a região se encontrava no estado de abandono, mas com o clima da paz, foi reactivada em 2013. MD/PA