Fazenda Kitaval aposta na produção de ovos

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quarta, 14 Fevereiro De 2024    18h06  
Pintos para o fomento avícola nos Gambos
Pintos para o fomento avícola nos Gambos
Morais Silva - ANGOP

Dondo - A Fazenda Kitaval na comuna de Massangano, Cuanza- Norte, vai incrementar a produção de ovos, com a aquisição de 25 mil novos pintos da espécie poedeira.

Em funcionamento desde 2022, a unidade produz diariamente quatro mil e trezentos ovos, comercializados no município de Cambambe e na cidade de Ndalatando, capital do Cuanza Norte.

Em declarações à Angop, o gerente da firma, Mateus Engenheiro, disse que, actualmente, possuem 2 mil e quinhentas galinhas poedeiras e um aviário de 20 metros de largura e 80 de comprimento.

Está em construção outra nave, com 14 metros de largura e 70 de comprimento, destinada à reprodução das galinhas, para o repovoamento do aviário.

O aviário abriu com 9 mil e 500 galinhas, mas muitas morreram por falta de adaptação e outras comercializadas, com vista ao abastecimento de carne ao mercado.

As perdas, indicou, estavam também associadas à má qualidade de ração, inicialmente adquirida em Luanda.

Segundo o responsável, a fazenda está igualmente apostada na criação e comercialização de gado suíno, contando actualmente com 100 cabeças.

Sem revelar o capital investido, indicou que nesta primeira fase foram criados 18 postos de trabalho, que poderão ser elevados com a aquisição de mais galinhas no mercado nacional. MF/IMA/AC





+