Ndalatando - A Fazenda Irmãos Chaves, no município do Lucala, aguarda por licenciamento do Ministério da Indústria e Comércio para a exportação de aguardente para Portugal e Espanha, informou, nesta terça-feira, o responsável da unidade agrícola, Ivan Chaves.
A fazenda, localizada no município do Lucala, província do Cuanza-Norte possui, neste momento, 30 mil litros de aguardente e licores produzidos no ano passado.
A produção destas bebidas é feita numa fábrica de destilação com capacidade para produzir 500 litros por dia, instalada na fazenda.
A fazenda que, também, presta serviços no campo hoteleiro, produz, igualmente, ainda em pequena escala, doces de chocolates a partir do cacau, que também cultiva.
O chocolate produzido, destina-se actualmente, ao consumo dos clientes, mas, de acordo, Ivan Chaves há perspectiva de se aumentar a produção para atender mercados nacionais e internacionais.
A fazenda Irmãos Chaves tem mil hectares de área e cultiva vários produtos.
Neste momento, tem cultivado 35 hectares de café, 26 de cana-de-açúcar, 10 de palmeira-de-dendém, nove com cacau, entre outros produtos.
O projecto agro-pecuário e hoteleiro teve início em 2019 e começou a dar os primeiros frutos em 2022.
Ivan Chaves não avançou o valor dos investimentos já realizados, mas adiantou que o mesmo poderá, a longo prazo, atingir cerca de 20 mil milhões de kwanzas. DS/IMA/YD