Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Mumba investe em matadouro industrial no Lubango

     Economia              
  • Huíla • Segunda, 24 Abril de 2023 | 17h05
Nuno Paulo - CEO do Agro-negócio da OMATAPALO
Nuno Paulo - CEO do Agro-negócio da OMATAPALO
Amélia Oliveira - ANGOP

Lubango – A empresa OMATAPALO, através da Fazenda Mumba, talhada na produção pecuária, prevê até no final do ano abrir um matadouro industrial no Lubango, província da Huíla, com uma capacidade de abate capaz de responder às necessidades do grupo e dos criadores, em geral.

A informação foi avançada à imprensa hoje, segunda-feira, no Lubango pelo, o director executivo do agro-negócio da empresa, Nuno Paulo, depois da inauguração do primeiro talho da Fazenda na cidade do Lubango, feita pelo governador da Huíla, Nuno Mahapi.

Declarou que o matadouro industrial da Huíla vai servir não só o grupo, mas para outros produtores, parceiros de negócios interessados, permitindo “um serviço em condições higieno-sanitárias e de certificação GLOBAL-GAP do produto final.

“Vamos abrir até o final do ano sensivelmente um matadouro certificado com capacidade de abastecimento em qualidade atestada de carne do sul para o país todo e para exportar”, reforçou.

Salientou que a fazenda tem perto de oito mil cabeças de gado, assim como aposta na produção de grãos (milho, soja, feijão e trigo) frutas e legumes, mas o gado é o principal produto e o objectivo é nos próximos 10 anos chegar às oito mil e 500 toneladas/ano.

Actualmente, conforme a fonte, o grupo está com uma capacidade de 600 toneladas/ano, cujo mercado é o nacional, mas está em projecção certificar a carne, passos já em curso, para pensar em exportar.

Por sua vez, o governador da Huíla Nuno Mahapi defendeu a necessidade de mais locais de abate com condições salutares para conseguir combater o problema das “péssimas condições” com que é abatido o gado em diversos locais da província.

“Essas condições não só atentam à saúde pública, mas incentiva o roubo. Por isso a criação de mais matadouros na Huíla constitui uma preocupação permanente, pois só assim este activo vai se transformar em riqueza real das nossas famílias e a província vai continuar a crescer”, disse.

Empresa investe mil milhões de dólares para abertura do talho

Pelo menos um milhão de dólares foram investidos pela empresa OMATAPALO, na abertura do seu primeiro talho da Fazenda Mumba, dinheiro que serviu para construção e reconstrução de uma estrutura já existente, remodelada e em equipamentos.

O talho permitiu criar sete novos postos de trabalho e vai comercializar carne bovina, caprina, suína e aves, bem como hortícolas, frutas queijo, manteiga e charcutaria, tudo produzido pela fazenda.

Nuno Paulo, afirmou que o grupo pretende abrir outros talhos, sendo que segue para o próximo ano em Luanda.

A Fazenda Mumba, na Huíla, próxima da fronteira com o Cuando Cubango, emprega 700 pessoas e desenvolve a sua actividade em cerca de 43 mil hectares, dos quais 20 mil já em plena utilização. 

Para além da produção de carne, a Fazenda tem mais três linhas estratégicas de acção: produção integrada de cereais (milho, soja, trigo e feijão), a produção de fruticultura (abacate, manga e maracujá) e a silvicultura, sempre tendo como base uma agricultura de precisão, de baixo carbono e energeticamente sustentável. EM/MS





Notícias de Interesse

Angola regista 144 novos casos de cólera

 Domingo, 16 Fevereiro de 2025 | 07h20

Cimeira da União Africana termina este domingo

 Domingo, 16 Fevereiro de 2025 | 01h29

Morreu o ex-presidente do FC Porto

 Sábado, 15 Fevereiro de 2025 | 23h57

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+