FAS dá início à inclusão produtiva na região Norte

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quarta, 29 Março De 2023    17h59  
Beneficiários do Kwenda no Cuanza Norte
Beneficiários do Kwenda no Cuanza Norte
Inocêncio Dala-ANGOP

Ndalatando – O Instituito de Desenvolvimento Local (FAS) está a implementar nas províncias do Cuanza Norte, Uíge, Zaire e Malanje a conponente de inclusão produtiva, destinado a apoiar e financiar iniciativas geradoras de renda de famílias vulneráveis,  no quadro do Programa de Transferências Sociais Monetárias (Kwenda).

Com início este mês, a primeira fase da inclusão produtiva vai abranger 150 cidadãos em dez municípios destas provincias da região Norte.

Falando, hoje (quarta-feira) à imprensa, o coordenador do Kwenda para a região Norte, Maurício da Costa, aclarou que as acções de inclusão produtiva do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) abarcam também a criação de centros de Acção Social Integrado (CAS), destinados a apoiar as famílias na promoção de actividades geradoras de renda.

A coordenação da região Norte, indicou, controla cinco CAS, distribuídos pelas províncias do Zaire com dois, Malanje (dois)  e  um no Cuanza Norte.

 No que  concerne às transferências sociais monetárias, informou que  as províncias do Cuanza Norte, Malanje, Uíge e Zaire têm actualmente cadastrados mais de 135 mil agregados familiares, em  14 municípios.

Desde a abertura do projecto Kwenda, em 2020, foram desembolsados cerca de 3 mil milhões de kwanzas para o pagamento das prestações financeiras às famílias vulneráveis.

Os pagamentos são resultado de um cadastramento dos beneficiários feito casa à casa, precedido da validação das listas e inserção dos seleccionados no sistema do programa Kwenda.

Entre as principais dificuldades para a execução do projecto na região, Maurício Costa  apontou o mau estado das vias, a existência de muitas circunscrições desprovidas de redes bancárias e de cobertura da rede de telefonia móvel.

Disse que o programa adopta critérios rigorosos para a selecção dos beneficiários, que têm permitido identificar cidadãos que usam artimanhas para tirar benefícios, sem disporem de condições para o efeito.

O Kwenda é um programa de iniciativa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade em todo país.

Avaliado em 420 milhões USD, o projecto conta com o financiado do Banco Mundial num valor de 320 milhões USD e do governo de Angola orçado em 100 milhões USD, provenientes do Tesouro Nacional

. O Programa é operacionalizado pelo FAS-Instituto de Desenvolvimento Local, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outros programas de combate à pobreza, o FAS contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável nas comunidades. Lj/IMA

   





+