FAO quer fortalecer agricultura familiar em Angola

     Economia              
  • Bengo • Terça, 09 Julho de 2024 | 15h55
Arte da bandeira de Angola (à esq.) e do logotipo da FAO
Arte da bandeira de Angola (à esq.) e do logotipo da FAO
Arte: Osvaldo Pedro-ANGOP

Caxito – A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), reiterou hoje, em Caxito, província do Bengo, o contínuo apoio técnico para o fortalecimento e capacitação da agricultura familiar em Angola.

Em declarações à imprensa, no acto de consulta pública para a criação da Política da Agricultura Familiar e do Programa de Desenvolvimento da Extensão Rural, o coordenador da unidade de agricultura familiar da FAO, Miguel Watanga, disse que a assistência técnica prestada pela organização vai permitir aumentar a produção e tornar o país auto-suficiente.

A FAO define a agricultura familiar como uma actividade praticada pelos pequenos produtores que têm até 5 hectares e possuem uma administração feita maioritariamente pelos membros de família, precisou.

Ao intervir na abertura do encontro, o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Faustino Ngonga, afirmou 9que os agricultores familiares gerem sistemas agrícolas diversificados e preservam produtos alimentares tradicionais que contribuem para um regime alimentar equilibrado.

O PDN 2023-2027 encerra uma visão do sector da agricultura como sendo o motor de crescimento inclusivo e impulsionador da produtividade nacional que garante o bem-estar económico e social das populações.

Entre as propostas apresentadas pelos agricultores, informou, destacam-se a caracterização da agricultura, as vias de acesso para o escoamento da produção, factores de produção, financiamento, admissão de novos técnicos e  infra-estruturas rurais e serviços.

Segundo o responsável, estas contribuições serão submetidas ao fórum nacional que se realizará em Setembro deste ano, em Luanda, para a elaboração de um documento único.

Em Angola a agricultura familiar representa cerca de 90 por cento da actividade agrícola e é responsável por 80 por cento da produção nacional, sublinhou.

Participaram da consulta pública representantes das associações e cooperativas agrícolas e de pecuária e pescas e directores municipais da agricultura.FS/CJ/IF

 





Notícias de Interesse

Voleibol: Moçambique vence Angola em partida equilibrada

 Sábado, 14 Setembro de 2024 | 15h26

RDC e Rwanda buscam caminhos para paz em Luanda

 Sábado, 14 Setembro de 2024 | 15h18

Laweventos defende cultura jurídica dos cidadãos

 Sábado, 14 Setembro de 2024 | 14h57

RNA promove aula de ginástica no Huambo

 Sábado, 14 Setembro de 2024 | 14h18

+