Gambos – Mil e 700 pintos de raça rústica foram distribuídos, segunda-feira, a várias famílias em condições de vulnerabilidade no município dos Gambos, província da Huíla, para o fomento da avicultura e o provimento de renda sustentável.
A entrega foi feita pelo Gabinete Municipal da Agricultura dos Gambos, no quadro do programa de Combate à Pobreza e abrangeu 200 famílias cadastradas pelo sector, de modos a assegurar a reprodução e a disponibilidade de ovos no mercado.
Uma das beneficiárias, Teresa Clementino, considerou a acção como oportuna, na medida em que servirá como fonte de sustento.
Eduardo Cathapuile, outro beneficiário, disse que vai dar passos subsequentes e favoráveis para garantir a dieta alimentar e a renda da sua família, gerindo com foco a criação das galinhas e assegurando o funcionamento da cadeia de produção.
Em declarações à ANGOP, o director do Gabinete Municipal da Agricultura dos Gambos, João Hilukwa, afirmou que a entrega dos pintos visa potenciar o grupo-alvo, na perspectiva de ajudar a equilibrar o preço do ovo.
Disse que o projecto tem como finalidade potenciar as famílias que residem no meio rural, para a combinação entre a produção avícola e a agrícola, que permita dar a sustentabilidade e estabilidade económica necessária.
Com uma superfície territorial de oito mil 150 quilómetros quadrados, o município dos Gambos tem uma população estimada em 107 mil 600 pessoas, segundo projecções do censo da população e habitação de 2024. JT/MS