Saurimo - O economista Célio Miúdo, aconselhou esta quarta-feira, em Saurimo, província da Lunda-Sul, as famílias a racionalizarem as suas economias durante a quadra festiva, adquirindo o necessário para o momento.
Em declarações à ANGOP, a propósito da quadra festiva (Natal e Ano Novo), Célio Miúdo sublinhou que é imperioso que as famílias não se "emocionem" com o momento festivo, gastando mais do que a sua renda, criando dificuldades de subsistência nos meses seguintes.
"Infelizmente, as pessoas criaram hábitos e costumes de consumirem de maneira exagerada na quadra festiva, esquecendo-se que a festa é apenas quatro dias e, a vida continua", frisou.
Aconselhou as famílias a fazerem uma análise de mercado e, preterir os bens e serviços que se encontram com preços muito elevados, sobretudo os produtos da ceia de natal, de modos a poupar o dinheiro para responder outras questões.
Por seu turno, o chefe do departamento do Comércio, Hotelaria e Turismo do Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado na Lunda-Sul, Job Camuamba, tranquilizou a população, afirmando que foi criada uma comissão multissectorial que vai actuar partir de hoje até 01 de Janeiro, para combater a especulação de preços.
Informou que a equipa vai trabalhar em diversos estabelecimentos comerciais, fiscalizando os preços através da análise das estruturas de cálculos, produtos fixos e vigiados com base no Decreto Executivo nº 77/16, de 25 de Fevereiro, que aprova as regras de fixação e alteração de preços.MG/JW/HD