Falta de higiene em lojas no Bié continua preocupante – diz ANIESA

     Economia           
  • Bié     Quinta, 21 Dezembro De 2023    17h34  
Coordenador da ANIESA no Bié, Figueiredo Numbi
Coordenador da ANIESA no Bié, Figueiredo Numbi
Neves Lucamba

Cuito – O coordenador da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) no Bié, Figueiredo Numbi, reiterou esta quinta-feira, no Cuito, a necessidade dos operadores económicos primarem mais nas questões de higiene, para evitar situações contrárias à saúde pública.

A preocupação foi apresentada à ANGOP, no final de uma visita multissectorial que visou inspeccionar os principais estabelecimentos comerciais no âmbito do lançamento da operação denominada “Natal seguro”.

A acção, que decorre em toda a província do Bié, visa garantir a segurança alimentar das populações antes, durante e depois da quadra festiva.

No Cuito, capital da província do Bié, por exemplo, a equipa multissensorial visitou diversas padarias, restaurantes, supermercados e algumas lojas vocacionadas na venda de produtos a grosso.

Em quase todos, detectou-se a exposição de alguns produtos em prateleiras sem grandes condições de higiene.

Outros ainda apresentavam produtos impróprios para o consumo.

Esta realidade, segundo Figueiredo Numbi, foi constatada em mais de 40 estabelecimentos comerciais visitados em todo o território da província, que conta actualmente com mais de 12 mil estabelecimentos comerciais devidamente licenciados.

Porém, disse que as brigadas em serviço estão orientadas a efectuar a remoção de todos os produtos industrializados que estiverem com a data vencida, para se evitar possíveis casos de intoxicação por consumo de alimentos contra-indicados.  

Até ao momento, duas empresas no Cuito foram multadas em função da gravidade. As demais, mereceram acções de sensibilização para melhorar os espaços.

Participam da operação, que se estende até ao dia 15 de Janeiro, agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC), da Administração Geral Tributária (AGT), dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) e técnicos da saúde. LB/PLB





+