Lubango - A cooperativa de créditos do Fórum Angolano de Jovens Empreendedores (FAJE) tem disponíveis 400 milhões de Kwanzas para financiar mais de 200 projectos diversos, na província da Huíla, informou nesta quarta-feira, no Lubango, o presidente regional do grémio, Piedade Pena.
O montante tem origem na linha de financiamento do Fundo Activo de Capital Angolano "FACRA", direccionado para o alívio económico a pequenas e médias empresas que já funcionam, com o fito de reforçar a sua capacidade financeira, em montantes que variam dos 50 mil a sete milhões de Kwanzas a serem reembolsados num período máximo de dois anos.
Em declarações à Angop, o presidente do FAJE frisou que a prioridade vai para pequenos e médios empresários virados a área da logística, saneamento, pequenas indústrias transformadoras de tomate e outras da cadeia de transformação e também no sector da cultura, mais precisamente na produção da música.
Detalhou que para se ter acesso ao crédito deve o candidato estar ligado a área do comércio, num período de três a seis meses da actividade, a documentação da empresa. Até ao momento 10 projectos deram entrada e estão na fase de avaliação para posterior financiamento.
Destacou ser uma oportunidade que está a ser oferecida para as micro empresas e jovens que devem aproveitar para a execução dos seus projectos.
O FAJE na Huíla controla 420 associados, mas apenas 120 estão activos.