Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

FADA financia mais de 280 equipamentos de mecanização

     Economia              
  • Luanda • Segunda, 23 Setembro de 2024 | 18h06
PCA do FADA, Felisbela Francisco (Arquivo)
PCA do FADA, Felisbela Francisco (Arquivo)
Valentino Yequemha-ANGOP

Luanda - Cerca de 291 equipamentos, avaliados em cinco mil milhões 239 milhões 535 mil e 237 kwanzas, foram financiados pelo FADA, no âmbito da medida de mecanização ligeira do programa de aceleração da agricultura familiar e reforço da segurança alimentar.

A informação foi prestada, esta segunda-feira, em Luanda, pela presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, adiantando que foram também financiados, até Agosto último, cerca de dois mil 743 projectos agrícolas, avaliados em 23 mil milhões 867 mil kwanzas. O financiamento é feito através de oito linhas de apoio, com realce para a produção, investimento, comercialização e as caixas comunitárias. 

A gestora falava após a assinatura de um memorando de entendimento entre a instituição que dirige e a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), avaliado em um milhão de dólares, que visa promover o acesso ao crédito e assistência técnica especializada aos produtores agrícolas em todo país.

A medida de mecanização ligeira visa facilitar o acesso, via financiamento com condições bonificadas, a equipamentos como tractores, micro-tractores e motocultivadoras.

Reiterou que o FADA está a operacionalizar o programa, também designado “Osi Yetu”, que contempla 14 medidas, das quais destaca-se, além da mecanização ligeira, a criação do sistema integrado de gestão de apoio à agricultura familiar.

Acrescentou que tal sistema deverá ser criado via cadastro único do agricultor familiar, para o controlo efectivo das famílias que se beneficiam das várias iniciativas de apoio do Estado e seus parceiros.

Detalhou também a existência do reforço da capacidade financeira das caixas comunitárias inseridas em cooperativas agrícolas, em que foram financiadas cerca de 174 cooperativas no montante de Kz 1 358 000 000 (um mil milhão, trezentos e cinquenta e oito milhões de kwanzas) nas províncias do Bié, Malanje e Huambo.

Citou ainda a Escola Itinerante de Mecanização Ligeira, que tem como objectivo formar jovens a nível local para operacionalização, realização de manutenção e pequenas reparações dos equipamentos financiados.

Até à data presente, foram formados cerca de 628 jovens nas províncias do Huambo, Namibe, Huíla, Malanje, Benguela, Cuanza-Sul, Uíge e Bié, segundo a gestora.

“Queremos garantir à ANPG que os recursos mobilizados no âmbito desta parceria serão direccionados para reforçar a capacidade financeira deste programa, com ênfase nos projectos que aqui destacamos, sem prejuízo do surgimento de novas iniciativas que possam acrescentar valor”, frisou.

Felisbela Francisco assegurou que o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário está comprometido com preocupações ambientais, com as questões sociais das comunidades beneficiadas e com a promoção dos jovens e das mulheres que vivem no meio rural.

O memorando de entendimento entre a ANPG e o FADA visa a promoção do acesso ao crédito e assistência técnica especializada aos produtores agrícolas a nível nacional e insere-se nas acções de responsabilidade social do sector petrolífero.

Presenciaram a assinatura do documento, os secretários de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, e para as Florestas, João da Cunha. HM/VC





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+