Luena – Trezentos e 90 milhões de kwanzas é o valor da carteira de projectos agrícolas aprovadas pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), de acordo com a Presidente do Conselho de Administração (PCA)da da instituição, Felisbela Francisco.
Em declarações à ANGOP, à margem de um encontro com a classe empresarial do Moxico, decorrido recentemente na cidade do Luena, a PCA do FADA reiterou que para esta região do país já foram aprovados 33 projectos dos quais 30 cooperativas de ex-militares.
Apesar deste número de projectos aprovados, disse que apenas 19 já beneficiaram do crédito, sendo que as demais começaram a receber financiamento na primeira quinzena de Janeiro próximo.
Acresceu que no âmbito do programa de entrega dos 500 às cooperativas agrícolas para potenciar o sector produtivo do país, o FADA criou um pacote específico para apoio às cooperativas de ex- militares com 10 milhões de kwanzas cada, para aquisição de insumos, fertilizantes, entre outros produtos.
O FADA é uma instituição financeira não bancária encarregue de alocar recursos financeiros sob forma de crédito para o desenvolvimento da produção alimentar das explorações agrícolas familiares, cooperativas, associações, micro e pequenas empresas do sector agrícola. ISAU/TC/YD