Mbanza Kongo – Vinte e três pedidos de crédito agrícola, avaliados em 332 milhões de kwanzas, foram atendidos até Junho deste ano, pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), para os agricultores associados da província do Zaire.
A informação foi prestada esta quinta-feira, em Mbanza Kongo, pela presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, quando falava no acto de entrega dos equipamentos de lavoura às associações e cooperativas agrícolas contempladas nesta primeira fase, no âmbito do programa do Executivo denominado “Osi Yetu”.
A responsável considerou insignificantes as actuais estatísticas de pedidos de crédito a nível da província do Zaire, a julgar pelas potencialidades agrícolas da região, tendo, com isso, solicitado maior envolvimento do governo local no processo de financiamento das associações e cooperativas agrícolas locais.
Faz saber que a nível nacional, o FADA já aprovou, até finais de Junho deste ano, três mil e 682 pedidos de crédito, correspondentes a 29 mil milhões, 762 milhões, 661 mil e 153 kwanzas, tendo desembolsado, até à data presente, 2.669 créditos que totalizam 22 mil milhões, 383 milhões e 22 mil e 700 kwanzas.
Cooperativas beneficiam de equipamentos agrícolas
Vinte moto-cultivadoras e cinco tractores foram entregues às associações e cooperativas agrícolas da província do Zaire, com vista a aumentar os níveis de produção e produtividade agrícola.
Na ocasião, a PCA do FADA, Felisbela Francisco, explicou que os tractores estão avaliados em 50 milhões de Kwanzas, ao passo que as moto-cultivadoras têm um custo estimado em 10 milhões de kwanzas, reembolsáveis num período de quatro anos, com 12 meses de carência.
A dirigente pediu aos beneficiários maior responsabilidade no cumprimento das obrigações contratuais.
Para a operacionalização do programa “Osi Yeto”, o FADA criou o produto denominado “Crédito ao investimento em equipamentos agrícolas” que se resume em tractores, motocultivadores, micro-tractores, motobombas, entre outros meios para a lavoura.
O gabinete provincial do Zaire da Agricultura, Pecuária e Pescas controla 277 cooperativas, 98 associações agrícolas e 208 escolas de campo. DA/JL