Caxito – Dois mil e 500 milhões de Kwanzas foram gastos, este ano, pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), na aquisição 150 equipamentos agrícolas para oito províncias do país, no âmbito do programa de mecanização ligeira da agricultura familiar.
Trata-se das províncias do Namibe, Benguela, Uíge, Malange, Cuanza-Sul, Huambo, Bié, e Huila, que foram contempladas na primeira fase (piloto) com motocultivadores e tractores para o incremento da produção, informou hoje, em Caxito, a PCA do FADA, Felisbela Francisco.
A gestora, que falava num encontro de alinhamento referente à implementação do programa de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar (OSI YETU), informou que a segunda fase prevê financiar a aquisição de 3.019 de equipamentos para beneficiar as 18 províncias do país, no âmbito do crédito ao investimento em equipamentos agrícolas.
Estes equipamentos referem-se a tractores de pequeno porte, motocultivadores, pequenos sistemas de irrigação, motosserras, motobombas, colhedoras, secadoras.
Esclareceu que este crédito estimado em dez milhões de Kwanzas, destina-se ao sector agrícola familiar e visa promover a modernização das práticas agrícolas, impulsionando o aumento das áreas de produção e da produtividade.
Anunciou a existência de outras iniciativas como o Crédito às Caixas Comunitárias, um produto financeiro destinado às cooperativas agrícolas.
Disse ser um pacote que visa financiar a preparação de terras, insumos agrícolas, aquisição de equipamentos, assistência técnica e fundo de maneio.
Para o triénio 2024/2026, informou, o fada prevê potenciar mais de 1.119 cooperativas com crédito às caixas comunitárias, num valor até cerca de 25 milhões de Kwanzas.
Revelou que o programa “OSI YETU” tem outros pacotes financeiros como - o Cadastro Único do Agricultor Familiar, para o controle real dos beneficiários dos financiamentos do Executivo, e o de Segurança Alimentar para financiar culturas de ciclo curto que tenham pendor nutricional.
Para além destes, o FADA tem ainda três linhas de financiamento destinadas ao apoio à comercialização, para a aquisição de meios rolantes e escoamento dos produtos agrícolas, para a mulher rural e para os jovens formados em ciências agrárias ou com vocação para a agricultura.
Tem igualmente uma linha específica de crédito para financiar produtos especiais que têm uma componente de exportação ampla como algodão, mel, café, cacau, palmar, girassol, entre outras. FS/CJ/IF