Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

FACRA vai potenciar escoamento da produção na Huíla

     Economia              
  • Huíla • Domingo, 06 Outubro de 2024 | 12h59
Colheita da produção agrícola na Matala
Colheita da produção agrícola na Matala
Morais Silva - ANGOP

Lubango - O Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA) está a identificar empresas com projectos de promoção do escoamento nos municípios do Cuvango, Matala e Lubango, na província da Huíla, no quadro das Medidas de Estímulo à Economia Nacional.

Trata-se de empresas que actuam no sector dos transportes de produtos do campo e do mar, armazenamento e conservação destas produções assim como as indústrias de processamento da cadeia.

Em declarações à ANGOP, neste sábado, para fazer um balanço de visitas efectuadas aos três municípios, durante a semana, o administrador do FACRA, Mário Mangueira, afirmou que na Huíla têm, pelo menos, oito projectos em análise e em fase de visitas.

Ressaltou ter já um investimento feito na Humpata, de 374 milhões de kwanzas, de uma empresa que produz morangos e tinha dificuldades de escoar a produção e conservar, daí que o FACRA veio colmatar essas lacunas.

“Fizemos visitas no Cuvango e na Matala. É um processo contínuo, a lista que recebemos de empresas para visitar tem a ver com esses dois e o Lubango também e a medida que as empresas forem surgindo vamos nos deslocar onde elas estiverem”, manifestou.  

Ressaltou que o feedback com as empresas visitadas é positivo, na medida em que as mesmas precisam expandir as suas actividades, pelo que mostraram-se abertas a receber o FACRA como parceiro, não só para aportar os projectos para receber o capital, como, também, dar apoio institucional e assessoria na gestão.

O investimento, segundo o administrador do FACRA, será em empresas que já estejam em funcionamento, cujos promotores dos projectos conseguem dar garantias que dominam a iniciativa, com um horizonte de implementação de cinco anos.

De entre as medidas de estímulo, lembrou, existe uma taxa de juro associada de 7,5 por cento ao ano e um período de carência de um, por trabalhar-se com empresas já estão em funcionamento, que tem condições para em 12 meses conseguir ajeitar a sua actividade e iniciar o reembolso.

Fez saber que já se visitou as províncias de Benguela, Luanda, Zaire, Huíla e Bié, sendo que até ao final do ano em curso pretendem atingir 12.

Reforçou serem na sua maioria projectos de produção agrícola, pelo que estão, ao todo, com mais de 70 projectos em análise a nível do país, dos quais pelo menos 15 são de produtos do mar. 

Nas Medidas de Estímulos à Economia Nacional, o FACRA foi contemplado com um total de cinco mil milhões de kwanzas, dos quais mais de três mil milhões já foram desembolsados no ano em curso. EM/MS





Notícias de Interesse

Moniz Silva promete reabilitar pavilhões em Benguela

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h39

Girabola2024-25: Bodunha queixa-se da arbitragem

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h20

BP do MPLA reconhece papel histórico da juventude

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h55

Interclube empata em Benguela com Williete local

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h39

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+