Zango – Os agricultores associados em cooperativas na comuna de Calumbo, município de Viana, em Luanda, mostram-se satisfeitos com o mecanismo de facilitação de acesso ao crédito do Fundo de Garantia de Crédito (FGC) e seus parceiros.
De acordo com o responsável da cooperativa agrícola Nova Kakila, António Simão, a iniciativa do FGC, que visa ir ao encontro das comunidades para informar a metodologia de obtenção de crédito é benéfica para os agricultores e incentiva o aumento da produção agro-pecuária na localidade.
Em declarações à imprensa, no quadro de um encontro de auscultação entre o FGC e parceiros, realizado terça-feira (20), o líder dessa cooperativa enalteceu, igualmente, o apoio que Fundo tem prestado aos agricultores na emissão de documentos junto do INAPEM.
Já o presidente da cooperativa Baixa de Kiculo, Moisés Satoca, disse que o encontro permitiu ter mais esclarecimentos sobre a forma do empréstimo bancário, que “não consiste em receber valores monetários”, mas meios de trabalho para desenvolvimento de projectos sustentáveis.
Por sua vez, o técnico do Fundo de Garantia de Crédito, Kenio Pascoal, afirmou que decidiram fazer um encontro de auscultação com os seus parceiros para transmitir os parâmetros necessários para a concessão de crédito, tendo em conta o potencial agrícola e piscatório da comuna de Calumbo.
Assegurou que está aberta e disponível uma Linha de Apoio de Projectos Sustentáveis para as cooperativas agropecuárias que pretendam abraçar o desafio. NGS/DP/QCB