Caála – Uma fábrica de processamento de trigo, com capacidade de 120 toneladas/dia, funciona de forma experimental, desde Julho último, no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Caála (Huambo), constatou a Angop.
Em declarações hoje, sábado, à imprensa, o responsável da unidade fabril, Felisberto Capamba, disse que a fábrica será inaugurada, nos próximos dois meses, com um total de 100 trabalhadores, na sua maioria jovens da localidade.
Felisberto Capamba informou que foram já investidos quatro milhões de dólares, dos oito milhões previstos até a conclusão do projecto industrial.
Disse tratar-se de um financiamento do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), com foco no relançamento da transformação dos produtos agrícolas produzidos no município.
Felisberto Capamba adiantou que o projecto visa incentivar a produção de trigo na região Centro/Sul do país, a fim de reduzir os níveis de importação de farinha de trigo.
O projecto foi definido em 2014, com o objectivo de criar uma unidade de processamento de trigo, para fomentar a produção de massa alimentar e bolachas, deu a conhecer.
No município da Caála existem potencialidades de trigo na comuna da Calenga e na aldeia de Cassoco.
A par desta unidade fabril, o pólo industrial da Caála, com uma área de 980 mil metros quadrados, conta com fábricas de colchões, de produção de tijolos e de confecção de mobiliário doméstico e carteiras escolares.
No pólo prevê-se a montagem de 40 fábricas, nomeadamente de chocolates, bolachas, vidros, janelas, ferragens, arame farpado, malha sol, tintas, diluentes, betumes, lâmpadas, fios e cabos eléctricos, aglomerados de madeira, gráfica, entre outras indústrias.