Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Fábrica de massa alimentar já funciona em regime experimental na Caála

     Economia              
  • Huambo • Sexta, 27 Setembro de 2024 | 12h22
Fábrica de massa alimentar
Fábrica de massa alimentar
Francisco Miúdo - ANGOP

Caála – A primeira fábrica de massa alimentar, instalada no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Caála, província do Huambo, com capacidade para 60 toneladas/dia, já funciona em regime experimental, soube a ANGOP, esta sexta-feira.

O funcionamento pleno da unidade fabril, proriedade do grupo empresarial IALTURC, que conta, no mesmo local, com uma linha de processamento de farinhas de trigo e de milho, desde 2021, está previsto para Dezembro do corrente ano.

Em declarações  à ANGOP, o director-geral da Indústria de Alimentos, Turismo e Comércio (IALTURC), Felisberto Capamba, disse estarem a decorrer os ajustes para o início da produção da massa alimentar.

Assinalou que a empresa tem como foco o aumento da produção nacional e da redução das importações, em alinhamento aos desafios do Executivo angolano.

Informou que a empresa produz, actualmente, 250 toneladas/dia de farinhas de milho e de trigo.

Por esta razão, disse que a entrada em funcionamento da linha de produção de massa alimentar, o número de operários passará de 140 para 200 novos, na sua maioria, jovens locais.

Felisberto Capamba disse que em termos de matéria-prima, a empresa conta com 650 famílias camponesas, que fornecem trigo e milho.

Disse que famílias camponesas já têm preparados perto de 755 hectares de terras, onde vão aplicar sementes melhoradas, no quadro de uma parceria, entre a IALTURC e o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).

Deste modo, Felisberto Capamba reafirmou a ambição da Indústria de Alimentos, Turismo e Comércio em tornar-se num gigante da produção nacional e da região Centro/Sul, em particular, em atenção às necessidades da redução das importações.

O Pólo de Desenvolvimento Industrial da Caála, com uma área de mil e 83 hectares e capacidade para instalação de 42 unidades fabris, actualmente, conta com quatro indústrias em funcionamento, três  por iniciar e igual número  paralisadas.

O Pólo de Desenvolvimento Industrial da Caála é, a par do Aproveitamento Hidroeléctrico do Gove, a “coqueluche” deste município, localizado a 23 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo.

A localização do Pólo, situado em área adjacente à via dos Caminhos-de-Ferro de Benguela, é uma mais-valia, para os investidores, na medida em que permite o transporte de matérias-primas e outros bens do Porto do Lobito para a província do Huambo em pouco tempo e sem constrangimentos.

O Pólo integra o primeiro grupo das prioridades de intervenção no domínio das infra-estruturas de localização industrial do Plano de Desenvolvimento Industrial de Angola, para o horizonte 2021-2025. MLV/JSV/ALH





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+