Fábrica de farinha de milho produz 900 toneladas/mês no Luena

     Economia              
  • Moxico • Segunda, 06 Novembro de 2023 | 19h18
Governador visita fabrica de fuba de Milho no Moxico
Governador visita fabrica de fuba de Milho no Moxico
Kinda Kyungu - ANGOP

Luena – Uma média de 900 toneladas de farinha de milho e da mandioca são produzidas mensalmente na fábrica Liu Jianguang, localizada a sul da cidade do Luena, província do Moxico.

A referida fábrica, pertencente a uma empresa chinesa de comércio e prestação de serviços, funciona desde Novembro de 2021, com uma massa laboral que chega até 120 trabalhadores.

Naquela fábrica, visitada esta segunda-feira pelo governador do Moxico, Ernesto Muangala, são transformados o milho e a mandioca fornecidos por cooperativas e agricultores particulares, por via de um contrato celebrado, em farinha.

De acordo com o gerente da referida unidade fabril, Liu Jianguang, a maior dificuldade enfrentada no empreendimento está relacionada  com a escassez da matéria prima (milho e a mandioca), afirmando que a quantidade  fornecida pelos parceiros é irrisória, a julgar pela capacidade produtiva da fábrica.

" Há período que a empresa pára por falta da matéria prima" disse.

Para inverter este quadro, disse que a empresa prevê no próximo ano (2024) apostar na produção do arroz, milho, soja e trigo, com vista à sustentação da fábrica.

A falta de corrente eléctrica da rede pública, disse, é outro problema que a fábrica enfrenta, principalmente quando se regista carência de combustível na província.

Actualmente a fábrica consome cerca de nove mil litros de gasóleo mensalmente, quantidade que considera "elevadíssima", tendo em conta que o projecto encontra-se numa fase embrionária.

As províncias do Bié, Lunda Sul, Lunda Norte e Luanda são os principais destinos dos produtos provenientes desta fábrica.

Num outro momento, o governador Ernesto Muangala constatou a fábrica de água E.C Oliveira, localizada nos arredores do Luena.

Na ocasião, o gerente da unidade, Adriano Samacaca, disse que naquela fábrica são produzidos diariamente cerca de 235 mil litros de água, assegurado por 25 trabalhadores.

O responsável também lamentou a falta de corrente eléctrica da rede pública, tendo solicitado apoio do Governo Provincial para a resolução deste problema.

Por sua vez, o governador provincial disse que já orientou as empresas que actuam no sector eléctrico, fundamentalmente a ENDE para fazer um levantamento, com vista a implementação de um Posto de Transformação na zona, para beneficiar a fábrica e a população que reside na circunscrição. TC





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+