Malanje- Uma nova linha de produção de banana pão e mandioca fritas está em fase de ensaios na fábrica de batata frita “Palanca”, no âmbito da sua estratégia de contornar a escassez de batata-rena (sua principal matéria-prima) no mercado nacional e de diversificar a oferta.
Nesta altura, a unidade fabril, localizada no município de Cacuso, conta com três linhas, nomeadamente a de produção de batata-rena e batata-doce fritas, de produtos secos do campo e de batata-rena congelada.
A informação foi dada hoje à ANGOP, pelo director da fábrica, Jorge Ibanez, referindo que, paralelamente aos ensaios na unidade, decorrem também análises laboratoriais e certificação dos produtos, cujos resultados são animadores.
Apontou final de Agosto como sendo a data provável de lançamento da nova linha ao mercado nacional.
“Vamos apostar na mandioca e banana pão como alternativa à escassez de batata-rena adequada à nossa produção”, reforçou.
Por outro lado, a fábrica vai, dentro em breve, adicionar alguns sabores à batata-doce frita, nomeadamente bacon, queijo, alho e jindungo, com vista a garantir maior penetração desta linha no mercado.
O director adiantou estar igualmente na forja o estabelecimento de parceria com o Instituto Superior Agro-alimentar de Malanje, voltada à realização de estudos científicos sobre o aproveitamento da casca de bata e de outros produtos a serem transformados na unidade, para além do óleo queimado.
Propriedade do grupo empresarial Tegma-SU, a fábrica Palanca foi inaugurada em 2020.
Conta, actualmente, com 54 trabalhadores, maioritariamente do município de Cacuso.
Supermercados Arreiou, Freshmart, Shoprite e Kero são os principais clientes da fábrica. ACC/PBC