Talatona – Mais de cento e cinquenta expositores estão, desde hoje quinta-feira, a impulsionar os seus negócios, estabelecer parcerias e reordenar o comércio na 1º edição da Feira das Comunidades, que decorre no município de Talatona, em Luanda, até o dia 01 Dezembro do corrente ano.
Os participantes do ramo agrícola, imobiliário, têxtil, transportes e outros serviços, colocaram á disposição do público, produtos do campo, mobiliários, automóveis, peças decorativa, roupas e serviços de empresas públicas e privadas.
Segundo o administrador de Talatona, José de Oliveira Bastos, a feira que tem como objectivo apoiar o comércio informal e incentivar a formalização dos negócios, nesta edição, está aberta ao público sem custos.
Por outro lado, anunciou que nas próximas edições, os expositores poderão pagar uma taxa simbólica para ocupar as bancadas.
Informou que no âmbito do ordenamento e apoio ao comércio informal está a ser criado um mercado ao lado do espaço, onde decorre a feira, com capacidade para albergar mais de duas mil pessoas.” Aqui teremos artesãos, carpinteiros e artistas, entre outros”, disse.
O vice-governador de Luanda para o sector político e social, Manuel António Gonçalves, enfatizou a importância do evento para o fomento do empreendedorismo e auto-emprego.
Reforçou o apelo para que os comerciantes informais deixem as ruas e se inscrevam no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), que participem da feira, oferecendo serviços como inscrição, impressão de cartões e prova de vida.
O presidente do Grupo H&S, Zheng Gang, parceiro do evento, destacou que objectivo do grupo é apoiar a administração na organização do comércio local e oferecer mais oportunidades de exposição para pequenos empreendedores.GIZ/MAG