Ondjiva - Expositores nacionais e namibianos da 16ª edição da Expo-Cunene 2024 apostam na diversidade cultural, produtos e serviços diversos, para a captação de investimentos para os municípios.
O evento, que conta com 50 stands, dos quais seis da República da Namíbia, enquadra-se nas celebrações do 54 aniversário da província do Cunene, assinalado no passado dia 10 de Junho.
Em declarações à ANGOP, o coordenador do stand do município do Curoca, Amilardo Sicola, referiu que a edição apresenta como inovação a promoção e divulgação do património étnico-cultural dos grupos étno-linguísticos dos povos locais.
"A expectativa é grande, daí que estamos presentes para mostrar aquilo que é o potencial econômico do município na vertente da produção agrícola e recursos minerais, a fim de atrair investimentos para o desenvolvimento sustentável da região", salientou.
O representante do município de Namacunde, Walter Tulikefo, disse que cada edição a tendência é inovar e mostrar aos visitantes os hábitos e costumes da cultura local e da sua gastronomia.
"Temos expostos produtos como farinha de massango, mafuma seca, omavanda mais conhecido por lombi seco, óleo de djove, bebida tradicional omaongo, artesanatos e hortícolas produzidos no município"disse.
Romaldo Século, do município de Ombadja, disse que o evento vai mostrar as potencialidades e incentivar o investimento no ramo agrícola.
"Trouxemos o famoso peixe quimaia do rio Cunene, bem como os produtos cultivados nas margens do canal do Cafu, desde a cebola, tomate, berinjela e repolho, incluindo artefactos produzidos na comunidade", referiu.
Por sua vez, o expositor namibiano, Armando Salatiel, apresenta produtos como óleo de baleia, que serve para tratar diabete e miomas, bem como sabão em líquidos para pessoas alérgicas.
Selima Ngeseya, outra expositora namibiana, que participa pela terceira vez no evento, considera que a expo demonstra uma forte ligação e reforço das trocas comerciais entre os dois povos.
O coordenador adjunto da Expo Cunene, Alberto Gaspar, manifestou a sua satisfação pelo aumento de partcipação ao evento em relação a 2023, que contou com 44 expositores.
"Apesar do espaço ser novo as condições estão criadas para se promover um ambiente melhor de negócio entre empresários nacionais e estrangeiros", frisou.
O evento conta ainda com 77 barracas de comes e bebes, 14 restaurantes, um armazém, um posto de ordem pública, protecção civil e bombeiros e serviços de saúde.
Sob o lema”Cunene 54 anos, unidade resiliência e desenvolvimento”, o certame vai acolher igualmente o leilão de gado, marcado para 27 do corrente mês. PEM/LHE/ASS