Ondjiva - Quarenta e quatro empresas nacionais e estrangeiras da agricultura, telecomunicações, construção, agropecuária, banca, prestação de serviços e moda estão presentes na 15ª edição da Feira Agropecuária, Comercial e Industrial do Cunene ”EXPO-Cunene”.
O evento, a decorrer de 10 a 20 deste mês, é organizado pelo Governo Provincial do Cunene e a Câmara do Comércio e Indústria local, para celebrar o 10 de Julho, data em que se assinala o 53º aniversário da província.
Na abertura, a governadora provincial, Gerdina Didalelwa, considerou que o evento representa uma ocasião para os empresários locais mostrarem as suas potencialidades e aproveitarem as oportunidades de negócio, bem como atrair investimentos para a província, capazes de apoiar o desenvolvimento.
Disse esperar que a Expo Cunene se converta numa verdadeira bolsa de negócios e dinâmicos intercâmbios comerciais, proporcionando futuros investimentos que contribua para a melhoria da oferta de serviços às populações, bem como no aumento da oportunidade de emprego para a juventude.
A dirigente realçou que a realização da Expo Cunene 2023 retoma, de forma gradual, com o normal funcionamento das actividades económicas que congrega a classe empresarial e empreendedora da província, depois da pandemia da Covid-19, que afectou a economia mundial.
Nesta senda, apelou ao envolvimento da classe empresarial na recuperação da económica, prestando o seu inestimável contributo no desenvolvimento, permitindo a abertura de novas perspectivas para o bem-estar das populações.
Apesar da difícil situação económica que o país atravessa, sublinhou, o Executivo angolano tudo tem feito no sentido de munir os empresários de apoios financeiros por via de diferentes programas.
O aniversário do Cunene, fundado pelo general Pereira N’dença, marca a desanexação da região do então Conselho Administrativo da Huíla, a 10 de Julho de 1970.
Sob o lema” 53 anos de Unidade, Trabalho e Progresso”, as comemorações da província englobam um vasto programa, que compreende, além da feira, inaugurações de vários empreendimentos económicos e sociais, a realização do leilão do gado e de actividades recreativas, desportivas e religiosas.FI/LHE/AC