Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Expo-Cunene/2024 com foco na produção local

     Economia              
  • Cunene • Quinta, 11 Julho de 2024 | 20h31
1 / 2
Expo-Cunene edição 2024
Expo-Cunene edição 2024
Luísa Henriques-ANGOP
2 / 2
Acto de abertura da Expo-Cunene, Edição 2024
Acto de abertura da Expo-Cunene, Edição 2024
Luísa Henriques-ANGOP

Ondjiva – Cinquenta empresas e 77 feirantes estão a expor as potencialidades de diversos sectores na 16ª edição da Expo-Cunene/2024, que decorre de 10 a 25 deste mês, nesta localidade, no quadro das celebrações do 54º aniversário desta província, assinalado a 10 de Julho.

Entre os produtos expostos destaca-se bens agro-pecuários, recursos minerais, indústria têxtil, artesanato, ornamentação, serviços de saúde, seguros restauração, hotelaria e imobiliário.

O certame, que decorre pela primeira vez na localidade de Omufitu wa Kaanamwena, 13 quilómetros a Sul da cidade de Ondjiva, conta com expositores do Cunene, Huíla, Luanda e da República da Namíbia.

O espaço, com 50 stands montados, alberga 77 barracas, 14 restaurantes, um armazém,   três balneários, um posto policial, protecção civil e bombeiros e serviços de saúde.

A propósito dessa feira, o coordenador do evento, José Ventura, enalteceu o apoio do Governo Provincial na implementação do espaço para criação do melhor ambiente de negócio entre empresários nacionais e estrangeiros.

Por seu turno, a governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, destacou que o evento serve de oportunidade para as empresas promoverem e estabelecerem negócios, num contexto de mercado aberto e competitivo.

A governante disse que a promoção da expo também permitirá  estimular a produção local, mostrar as potencialidades económicas dos municípios e proporcionar oportunidades de negócios e interacção entre diversos agentes económicos.

Apesar da situação económica e financeira que o país atravessa, salientou que o Executivo tem implementado políticas para potenciar os agentes económicos, de modo a alavancar a economia nacional.

Apelou aos investidores para aproveitar as potencialidades existentes na região, sublinhando que Cunene está posicionada num importante corredor estratégico de desenvolvimento que vai do litoral Sul aos países da SADC, para além de ser detentor de uma riqueza cultural, etnolinguística e recursos naturais.

Sob o lema "Cunene 54 anos, unidade resiliência e desenvolvimento", o certame vai acolher, igualmente, o leilão de gado, marcado para 27 do corrente mês.

A abertura da expo foi testemunhada pelo secretário do Presidente da República para área Produtiva, Isaac dos Anjos, os governadores das regiões do Cunene e Oshana (Namibia), Marius Sheya e Elias Irimari, respectivamente, o secretário de Estado para Agricultura, Castro Camarada, entre outras individualidades. FI/LHE/QCB

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+