Ndalatando – Duzentos e 52 expositores vão participar na 6ª edição da Expo Cuanza-Norte, a decorrer de 28 de Maio a 1 de Junho deste ano, na cidade de Ndalatando, superando a feira anterior, que contou com 150 feirantes.
Sob o lema “Cuanza-Norte de mãos dadas intensifiquemos a produção nacional”, o evento vai acolher expositores provenientes das províncias de Cabinda, Namibe, Malanje, Uíge, Huambo e Luanda, para além da participação local, que vão apresentar produtos relacionados com os sectores do comércio, agricultura, pecuária, hotelaria e turismo, restauração, telecomunicações, banca e prestação de serviços.
Organizada pela empresa C-Calas Angola, em parceria com o Governo Provincial do Cuanza-Norte, a bolsa de negócios enquadra-se nas festividades dos 68 anos do município de Ndalatando, cidade capital desta província.
Com o objectivo de potenciar a classe empresarial local e lançá-la no mercado de parcerias de negócios e oportunidades, a expo vai decorrer numa área de 20 mil metros quadrados, onde já estão montados vários stands.
Segundo a organização da feira, as portas da maior bolsa de negócios do Cuanza-Norte estarão abertas a partir das 14 horas desta terça-feira.
A propósito da expo, o presidente do Conselho de Administração da C-Calas, Carlos dos Santos Calas, disse que o número de expositores para esta edição superou as expectativas da organização, que previa 180 feirantes.
Em declarações à ANGOP, o gestor referiu que esse número de expositores da actual edição demonstra o aumento considerável da produção nacional, no geral, e da província, em particular.
Apontou a participação, pela primeira vez, de duas empresas concessionárias de viaturas e uma outra de fornecimento de máquinas e equipamentos de processamento de produtos agrícolas como as novidades da feira.
Expositores buscam novas parcerias
Para os expositores, o evento serve de oportunidade de negócio e proporciona um ambiente propício para estabelecimento de parcerias, durante os cinco dias.
Segundo Graciano Cacoma, expositor do Namibe que participou em todas edições, o certame é uma oportunidade ímpar para aumentar a facturação.
O participante, que vai expor “bijutarias” e objectos de arte manufacturados, espera pela afluência em massa do público para dinamizar as suas vendas.
Já o representante da empresa “Cudicussala” da província do Uíge, Jorge Manuel, espera, através do evento, estabelecer parceria com o governo do Cuanza-Norte, para o fornecimento de merenda escolar.
Justificou a pretensão pela aposta da sua empresa na produção de merenda escolar a base de produtos locais, mais barata e saudável, além de impulsionar a produção local.
A sua empresa trouxe para a expo produtos como bolachas de beringela, batata-doce, mandioca, gengibre, assim como pão de mandioca e de batata-doce.
Ainda em alusão ao aniversário da cidade de Ndalatando, a assinalar-se a 28 de Maio, também está previsto um espectáculo músico-cultural denominado “Show das multidões”, a ser abrilhantado por vários músicos nacionais, com realce para Yanic Afroman, MC Cabinda, Jéssica “Pitbull”, Da Dois, Delero King, bem como a participação de artistas locais, com destaque para “Profeta Joel”.
Ndalatando, sede da província do Cuanza-Norte, foi elevada a categoria de cidade a 28 de Maio de 1956. DS/IMA/QCB