Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Expo Cuanza-Norte regista grande procura por produtos agrícolas

     Economia              
  • Cuanza Norte • Sábado, 01 Junho de 2024 | 01h06
Responsável da exposição do Bolongongo, Mecânico Pinto
Responsável da exposição do Bolongongo, Mecânico Pinto
Simão Diniz-ANGOP

Ndalatando - A sexta edição da Expo Cuanza-Norte regista grande procura de produtos agrícolas que se esgotaram, na maioria de stands de bens agro-pecuários, no primeiro e segundo dia do evento.

Grande parte dos visitantes acorreu à feira à procura de produtos do campo, sobretudo banana, batata-doce, cana-de-açucar, óleo de palma, feijão, ginguba e café.

Um bom número de pavilhões encontram-se vazios e outros tiveram que se reabastecer, devido à demanda.

Por exemplo, no pavilhão do município do Bolongongo, de acordo como o seu coordenador, Manico Pinto, os produtos que levaram à exposição esgotaram-se no segundo dia.

Contou que apesar do reabastecimento os produtos acabaram, por causa da grande procura dos visitantes.

Informou que os camponeses estão a ver a possibilidade de um terceiro carregamento, mas está a ser dificultado pelas más condições das vias de acesso ao município.

Esta é a terceira participação do município que considera a sexta edição da Expo Cuanza-Norte um sucesso, a julgar pelo volume de negócio.

O mesmo acontece com os expositores do município da Banga, com uma “boa” facturação na venda de banana, café, mandioca, entre outros, segundo o director municipal de Desenvolvimento Económico Integrado, Celso Pedro, que chefia a delegação de expositores locais.

Considerou que esta foi a melhor arrecadação de sempre, superando a quarta e a quinta edições.

O município participa com sete expositores do sector agrícola, que se manifestaram-satisfeitos com a solicitação dos visitantes.

Salientou que o mau estado da via, aliado à falta de meios de transporte está a condicionar o reabastecimento.

Já o director municipal da agricultura do Ngonguembo e coordenador dos expositores do município, João Manuel Cavunga, disse que a operação de reabastecimento dos produtos pode ser comprometida devido à avaria registada na viatura que transportava a mercadoria.

Salientou que o pavilhão do municipio também  registou muita procura de produtos agrícolas, principalmente, o óleo de palma.

O município, informou, levou para a feira 200 litros de óleo de palma que foram comprados, no mesmo dia, por um só cidadão, que fez novas encomendas do produto.

O mesmo aconteceu com a meia tonelada de café mabuba, comercializada na totalidade, ao preço de 400 kwanzas o quilograma, a um só comprador, que manifestou a intenção de adquirir antecipadamente a produção deste ano, estimada em mais de cinco toneladas.

Manifestou, igualmente, o interesse de financiar os produtores locais de café com inputs e sementes.

A sexta edição da Expo Cuanza-Norte decorre sob o lema “Cuanza-Norte de mãos dadas, intensifiquemos a produção nacional” e insere-se nas actividades comemorativas do 68º aniversário da ascensão de Ndalatando (sede da província) à categoria de cidade, comemorado a 28 de Maio.

O certame é organizado pela C-Calas Angola,  em parceria com o Governo do Cuanza-Norte, e visa potenciar a classe empresarial local e lançá-la no mercado de parcerias de negócios e oportunidades.

Participam expositores dos sectores do comércio, agricultura, pecuária, hotelaria, turismo, restauração, telecomunicações, banca e prestação de serviços, das províncias de Cabinda, Namibe, Malanje,  Uíge, Huambo e Luanda. DS/IMA/IZ





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+