Uíge – A produção de cobre na mina de Mavoio, no município de Maquela do Zombo, na província do Uíge, começa em 2025, anunciou, esta quinta-feira, o secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correa Victor.
A mina de Mavoio, que inclui as de Tetelo e Bembe, possui mais de 40 milhões de toneladas de cobre puro no seu subsolo, de acordo com dados obtidos na prospecção feita há mais de 14 anos.
Jánio Correa Victor anunciou o facto à margem da conferência sobre investimentos no sector dos recursos minerais, Petróleo e Gás, que decorre na cidade do Uíge sob o lema “O investimento no sector mineiro e do petróleo como alavanca para a diversificação económica”.
Disse que, nesta fase, decorre a instalação dos equipamentos na mina, depois do estudo ambiental e económico, para posteriormente começar a etapa de produção.
“Esperamos que esse projecto venha dar um grande impulso ao desenvolvimento da província e da economia nacional, assim como garantir emprego para a juventude”, disse.
Informou que na província há possibilidade de se fazer a prospecção de petróleo e gás, estando a ANPG a realizar trabalhos de prospecção e pesquisa nas bacias interiores da região.
Em relação aos recursos minerais, o responsável avançou estar em curso nesta província projectos, nomeadamente de quartzo, iniciativa que já se encontra na fase de produção.
A conferência está a abordar o potencial mineiro do país, oportunidades para impulsionar a cadeia produtiva dos recursos minerais e estratégias dos biocombustíveis, oportunidades para implementação da estratégia de atribuição das concessões petrolíferas, potencial de exploração petroleira nas bacias do interior de Kassange, importância dos seguros no sector dos recursos minerais, entre outros.
O evento conta com a participação dos Presidentes dos Conselhos da Administração das empresas tuteladas pelo MIREMPT, directores nacionais, empresários e administradores municipais da região. NM/JAR