Luanda - Aspectos relacionados à expansão do Corredor do Lobito foram abordados, recentemente, durante uma teleconferência, realizada na Tanzânia, de acordo com a página online do Departamento de Estado.
Sob o tema a “Expansão do Corredor do Lobito e as Infra-estruturas dos EUA no Continente Africano”, a conferência foi orientada pela coordenadora especial interina da Parceria para Infra-estruturas e Investimento Global (PGI) do Departamento de Estado, Helaina Matza.
O encontro analisou os investimentos em curso liderados pelos Estados Unidos da América (EUA) no desenvolvimento do Corredor do Lobito, destacando novas apostas que expandem o corredor económico para o Oceano Índico.
Helaina Matza, que efectuou, recentemente, uma visita à República Democrática do Congo (RDC) e à Tanzânia, sublinhou os esforços do Governo norte-americano para apoiar a integração regional e o desenvolvimento económico sustentável, através da continuação do investimento em infra-estruturas de qualidade.
Transmitiu aos conferencistas, de várias partes do continente, a experiência da sua estada nos dois países africanos e referiu que “a nossa missão nesta viagem é continuar a expandir o Corredor Transafricano”.
Isto, acrescentou, inclui o relançamento da parceria com a RDC e o envolvimento com o Governo da Tanzânia e o sector privado nos próximos passos para alargar o corredor económico até ao Oceano Índico.
“Como disse o Presidente Biden desde o primeiro dia do lançamento deste esforço emblemático, este corredor nunca se limitou a construir infra-estruturas; trata-se de construir o futuro da região”, frisou, enfatizando ser disso que trata a Parceria para as Infra-estruturas e Investimentos Globais (PGI).
Após a sua alocução, procedeu-se a um momento de perguntas e respostas, durante o qual a coordenadora especial interina salientou que os investimentos no transporte ferroviário proporcionarão benefícios exponenciais às comunidades ao longo do corredor. VC