Executivo vai investir USD 300 milhões no projecto "Diversifica Mais"

     Economia           
  • Luanda • Terça, 12 Março de 2024 | 13h51
Pormenor da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo(Foto ilustração)
Pormenor da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo(Foto ilustração)
Cedida

Luanda - Trezentos milhões de dólares norte-americanos (um dólar vale em Kz 832, 632) é o valor global que o Estado angolano pretende investir no projecto de aceleração da diversificação económica "Diversifica Mais", a ser implementado no período de seis anos, com foco para o corredor do Lobito.

Trata-se de um projecto lançado esta terça-feira, em Luanda, com o slogan ‘Desbloqueando o Desenvolvimento Nacional', num financiamento do Banco Mundial.

Durante o acto de lançamento do Diversifica Mais, o secretário de Estado para o Investimento Público, Ivan Marques dos Santos, sublinhou ainda que serão investidos cerca de USD 40 milhões de dólares para melhorar o ambiente para o comércio, crescimento das empresas especialmente lideradas por mulheres.

Outro investimento na ordem de USD 13 milhões serão alocados para atracção de investimento para parceria público-privada, especialmente em infraestruturas dos pólos de desenvolvimento industrial e plataformas logísticas.

No que toca ao acesso ao financiamento e capacitação empresarial, prevê-se alocar USD 115 milhões.

Segundo o secretário de Estado, espera-se que o projecto "Diversifica Mais", impacte directamente em 12 mil empresas privadas, estruture três infraestruturas produtivas e facilite 250 empréstimos, dos quais 66 direccionados às micros, pequenas e médias empresas.

Ivan Marques dos Santos testemunhou ainda o lançamento da plataforma SOURCE que poderá ajudar o Programa de Investimento Público, bem como na atracção de financiamento e  investimento privado na carteira de projectos.

Esta ferramenta colocará as grandes infra-estruturas angolanas no mapa mundial.

Após o momento, foi também assinado um acordo de parceria entre o Ministério do Planeamento e o Fundo de Garantia de Crédito.ANM/AC





Notícias de Interesse

+