Governo projecta demolir 139 edifícios em estado de degradação

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quarta, 21 Fevereiro De 2024    16h11  
Edifícios em estado de degradação no municipio do sumbe
Edifícios em estado de degradação no municipio do sumbe
Joaquim Tomas-ANGOP

Dondo – Cento e 39 edifícios em estado avançado de degradação vão ser demolidos pelo Governo angolano ainda neste ano, no país, que conta com mais de 500 infra-estruturas nesta condição.

De acordo com o governante, que falava recentemente à imprensa, na província do Cuanza Norte, dos mais de 500 edifícios em estado preocupante de conservação, no país, 139 correm o risco de desabar, 200 apresentam péssimas condições e outros têm um quadro de salubridade que carece de maior atenção.

Carlos Alberto dos Santos, referiu que os edifícios a serem demolidos enquadram-se no Despacho Presidencial que autoriza o início desta acção, para se evitar eventuais incidentes.

O Executivo angolano, assegurou, está a acautelar o realojamento dos ocupantes desses edifícios, com a construção de novas moradias.

Por outro lado, o titular das Obras Públicas apontou a existência de infra-estruturas habitacionais e comerciais em zonas de risco, sobretudo em linhas de água, como a maior preocupação do Governo, por constituir um perigo para a integridade física dos cidadãos.

Por isso, Carlos dos Santos defende maior rigor e disciplina por parte dos cidadãos e dos órgãos da administração do Estado na gestão dos espaços de risco, para evitar que as pessoas construam moradias em zonas precárias, sob pena de ser “muito crítica a inversão do problema”.

Na ocasião, o ministro destacou o programa de auto-construção dirigida, que visa a distribuição de lotes de terra em projectos infra-estruturados, como uma das soluções para que os cidadãos deixem de construir em locais de risco. EFM/IMA/QCB

 





+