Soyo – O Executivo angolano está a trabalhar para a materialização do programa denominado “Macro ecológico”, que visa a reciclagem e reutilização de plásticos como matéria-prima para a produção de energia eléctrica no país.
A informação foi prestada quinta-feira, no Soyo, província do Zaire, pela secretária de Estado para a Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Paula Coelho, por ocasião do Dia Mundial do Mar.
Segundo a responsável, que dissertava o tema “novas tecnologias para um transporte mais ecológico”, este mecanismo de produção de combustível sustentável terá um efeito multiplicador, pois que pretende reduzir a quantidade de plásticos depositados em terra e no mar.
Paula Coelho sublinhou que se pretende obter o maior aproveitamento desses resíduos sólidos como matéria-prima para o fomento da indústria, com base nas novas tecnologias.
Disse que o propósito desse projecto piloto é, também, a criação de uma cadeia de transportes mais sustentável.
Apelou à Associação das Mulheres Marítimas Portuárias e Actividades Conexas de Angola (AMMPACA), com representatividade nas 18 províncias do país, a desenvolver acções de sensibilização das populações locais sobre o uso do modelo de recolha selectiva de plásticos e outros resíduos sólidos.
a secretária de Estado para a Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, assegurou que, dada a sua transversalidade, as abordagens feitas neste workshop vão comportar o Plano de Acção da Estratégia Nacional do Mar, que tem como foco a tecnologia no sector da vida activa do país.
Segundo alguns especialistas em matéria ambiental, o lançamento de resíduos sólidos brutos no ambiente tem sido fonte de produção de gases de efeito estufa na atmosfera, contaminação dos solos e das águas subterrâneas, assim como a proliferação de vectores de diversas patologias.
De acordo ainda com os mesmos especialistas, o uso dos combustíveis fósseis (derivados do petróleo bruto, carvão mineral e vegetal, entre outros) tem causado o aumento progressivo de carbono na atmosfera que potencia o efeito estufa.
O efeito estufa é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa ou gases estufa.
Este fenómeno tem sido apontado como causador de vários efeitos climáticos extremos nos últimos anos.
Assim, na busca de segurança na produção e fornecimento de energia, diversos países têm investido na diversificação da matriz energética, com destaque para as fontes renováveis como a eólica, solar e a biomassa.
Neste pacote inclui-se, também, o reaproveitamento ou reciclagem dos resíduos sólidos, onde se enquadram os plásticos, para a produção de combustíveis sustentáveis.