Cazombo – O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, anunciou, esta segunda-feira, em Cazombo, província do Moxico – Leste, a contratação de mais duas empresas para acelerar as obras na Estrada Nacional 250, no troço Marco 25/Cazombo.
Trata-se de um troço de aproximadamente 160 quilómetros, dos 247,50 kms que separam o município do Luau e a sede provincial (Cazombo), cujas obras ficaram paralisadas durante muitos anos.
Actualmente, está a ser intervencionada pela empresa QGMI, com trabalhos de desmatação, terraplenagem e alargamento da via.
De acordo com o dirigente, a partir de 2025, esta via será intervencionada por três empresas, com vista a dar maior celeridade à empreitada e o cumprimento dos prazos, cujo custo está avaliado em 276 milhões de dólares.
Carlos Alberto disse que além da EN250, o governo prevê a mobilização de recursos financeiros para a implementação de 20 pontes para permitir a interligação de vários pontos da nova província, cujo projecto está enquadrado no Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).
Estas acções, adiantou o ministro, vão contribuir para o desenvolvimento, de forma célere, do Moxico – Leste, que beneficiará igualmente de outros projectos ligados à construção de habitações e outras infra-estruturas sociais.
Com mais de 300 mil habitantes, a província do Moxico-Leste foi institucionalizada, esta segunda-feira, ao abrigo da nova Divisão Político-Administrativa (DPA) de Angola, aprovada em Agosto último pela Assembleia Nacional.
Está localizada no Leste do país, separada a mais de mil 700 quilómetros da capital, Luanda.
Moxico-Leste limita-se a Norte com a província da Lunda-Sul, a Oeste e Sul com a província do Moxico e a Leste com a República Democrática do Congo e a Zâmbia
A região conta com nove municípios, designadamente Caianda, Cameia, Cazombo, Lago Dilolo, Lóvua do Zambeze, Macondo, Luacano, Luau e Nana Candundo. LTY/TC/HD