Caxito – A governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, apelou hoje, no mercado do Panguila, aos operadores do sector agro-industrial, a implantarem indústrias para transformar a banana e outros produtos, sobretudo nas zonas com energia e água em abundância.
O apelo foi feito durante a visita que efectuou aos stands expostos na feira da banana que decorre na província, sublinhando que o Executivo pretende promover a industrialização do produto.
"Vale a pena continuar a promover e apostar na cultura da banana, pois contribui para a diversificação da economia e o aumento das exportações" disse a governadora.
Segundo a governante, não é apenas o petróleo que vai longe, mas a banana também, porque já há exportações do Bengo para Portugal, Espanha, RDC e outros países”.
Na província,continuou, há também muita produção de ananás e maracujá, por isso, muitas fábricas de sumo, de conservas e outras podem ser implantadas.
Em relação a feira, referiu ser uma montra que se realiza com o objectivo de expor os produtos agrícolas nacionais, não só da província do Bengo, mas também de outras regiões do país.
Dados do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação ( FAO) indicam que Angola é o maior produtor de banana de África e o oitavo maior produtor mundial.
Na feira do Bengo estão expostos produtos como a banana, mandioca, batata doce, tomate, berinjela, cana-de-açucar, dendén, entre outros.
Com a duração de três dias, o evento já realizou palestras sobre a utilidade nutricional da banana, a agricultura e o desenvolvimento sustentável e o vírus topo leque.
O governo provincial do Bengo controla até o momento 156 associações de camponeses e 187 cooperativas
A feira da banana que encerra neste domingo, tem por objectivo promover e divulgar as potencialidades da região. CJ/IF