Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Executivo quer associações das processadoras com foco no Comércio Livre Continental

     Economia              
  • Luanda • Terça, 01 Agosto de 2023 | 17h13
Ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen Sacramento Neto
Ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen Sacramento Neto
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda - A ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen Sacramento Neto, disse, esta terça-feira, em Luanda, que o Executivo vai fomentar o trabalho das associações das mulheres processadoras de peixe, para aumentar a qualidade dos produtos, no âmbito da implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africano (ZCLCA).

Falando à ANGOP, a governante fez saber que é necessário melhorar a organização das associações das mulheres processadoras, para permitir exportar os produtos para os países do continente.

“É com mais trabalho que iremos entrar na possibilidade que a Zona de Comércio Livre nos dá, de exportar o resultado do processamento executado com mestria. Enquanto ministério, iremos fomentar essa qualidade para levarem aos países vizinhos”, disse.

A Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) representa uma enorme oportunidade para os países africanos retirarem da pobreza extrema 30 milhões de pessoas e para aumentar os rendimentos de outros 68 milhões que vivem com menos de 5,50 dólares por dia.

Com a aplicação da ZCLCA, medidas de facilitação do comércio, que reduzem a burocracia e simplificam os procedimentos aduaneiros, iriam dar origem a cerca de 300 milhões de dólares dos USD 450 milhões em potenciais ganhos de rendimento.

Os especialistas dizem que a execução da ZCLCA deve contribuir para pôr em marcha as diversas reformas profundas necessárias para aumentar o crescimento a longo prazo nos países africanos.

O acordo de Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) cria a maior zona de comércio livre do mundo medida pelo número de países participantes. O pacto estabelece a ligação entre 1 300 milhões de pessoas em 55 países com um valor combinado do Produto Interno Bruto (PIB) de USD 3,4 biliões.HEM/PPA





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+