Executivo mantém compromisso de concluir segunda fase da Centralidade do Luena

     Economia           
  • Moxico     Sexta, 23 Fevereiro De 2024    14h52  
Centralidade do Luena na provincia de Moxico
Centralidade do Luena na provincia de Moxico
Laite Tito

Luena - O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, reiterou, esta sexta-feira, no Luau, província do Moxico, o compromisso assumido pelo Governo da conclusão das mil e 500 residências da segunda fase da Centralidade "Heróis de Cangamba" na cidade do Luena.

O governante que falava à imprensa, no quadro de uma visita de trabalho que efectua nesta região do país, garantia que já existe contrato firmado para o projecto, aguardando apenas pela disponibilidade do financiamento, com vista ao início da empreitada ainda ao longo do corrente ano.

"Já temos o contrato assinado, agora estamos a afinar a questão do financiamento (...) os detalhes decocorrem  com o apoio Ministério das Finanças", garantiu.

Na primeira fase do projecto foram concluídas 425 habitações das três mil previstas inicialmente, composta por 50 moradias de um piso, 119 duplex (dois pisos) e 256 apartamentos, com 100 metros quadrados cada, acomodando mais de duas mil famílias.

Conforme o governante, a implementação deste projecto é um compromisso assumido pelo governo, que poderá ser cumprido e concluído até em 2027.

Localizada no bairro Social da Juventude, a oeste da cidade do Luena, a primeira fase dos imóveis iniciaram em 2010, tendo sido paralisada três anos após, (2013), com apenas 40 por cento de execução física por falta de verbas.

 As obras retomaram em Março de 2021, tendo sido inauguradas em Junho de 2022.

Carlos dos Santos cumpre uma agenda de trabalho na região leste do país, visando radiografar o andamento de vários obras em implementação, nos sectores das estradas, habitação e contenção de ravinas. TC

 





+