Catabola - O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, anunciou este sábado, na comuna da Chipeta, município de Catabola, província do Bié, que o Executivo tem disponível trezentos e 30 mil milhões de kwanzas para apoiar o sector produtivo este ano.
Falando à imprensa local, após visitar os activos económicos do Instituto de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (ISSFAA), localizados nos municípios de Camacupa e Catabola, José de Lima Massano sublinhou que o apoio financeiro está inscrito no Orçamento Geral do Estado (OGE), já em vigor.
O ministro de Estado para a Coordenação Económica adiantou ainda que este apoio financeiro está colocado para a emissão de garantias soberanas, de forma a servir o sector produtivo, especialmente aos operadores económicos que estão engajados no ramo alimentar do país.
Por outro lado, anunciou que o Executivo vai junto do sector privado firmar parceria para recuperar infra-estruturas públicas quer paralisadas ou que devem ser construídas pelo Estado, de modo que, em contrapartida, possam ter benefícios fiscais por parte das autoridades governamentais, com vista alavancar a economia nacional.
Durante a sua estada de algumas horas ao Bié, José de Lima Massano, em companhia dos ministros da Defesa e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos "Liberdade", da Agricultura e Floresta, Francisco Assis, e do governador local, Pereira Alfredo, visitou as fazendas Agro-industriail de Camacupa e Arrozal.
Constatou ainda a Cerâmica Prémio da Paz e o Centro de Produção de Mudas, todos situados na comuna da Chipeta, município de Catabola.JEC/PLB