Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Executivo empenhado em práticas sustentáveis na produção de diamantes

     Economia              
  • Luanda • Sábado, 24 Fevereiro de 2024 | 06h50
Exposição de joias com diamantes
Exposição de joias com diamantes
António Escrivão - ANGOP

Luanda – O Executivo está dedicado a promover práticas sustentáveis em toda a cadeia de produção de diamantes no país, incluindo a dinamização local da indústria de lapidação, disse sexta-feira, em Luanda, o consultor do ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Makenda Ambroise.

Ao intervir na 3ª Edição do Valentine's Diamond Show, sublinhou que a dinamização local da indústria faz a diferença na comunidade e no mundo da produção de jóias.

Realçou que Angola é um dos principais produtores de diamantes do mundo, com uma indústria diamantífera a desempenhar um papel importante na economia nacional.

“Neste particular, os diamantes angolanos são um dos minerais mais estratégicos, conhecidos pela excelente qualidade e beleza, e muitos deles são utilizados na produção de jóias”, enfatizou.

Por seu turno, o director-geral da Bumbar Mining, Sebastião Panzo,  destacou que Angola está a fazer um caminho interessante de progredir e explorar toda cadeia de valor da indústria de diamantes.

Em seu entender, é preciso criar a cultura de consumo de diamantes extraídos em Angola, estimulando a indústria nacional.

Dados de Setembro de 2023 apontam que as operações geológicas-minerais, realizadas em algumas minas, confirmam  cerca de 810 milhões de quilates de diamantes em reservas por explorar, no país 

O país conta com 22 minas em exploração e 40 projectos em prospecção.

Dados do MIREMPET indicam que 70 por cento do território nacional oferece potencial mineral explorável, o que dá margem para a entrada de mais investimentos no sector.

Entre os minerais existentes, destaca-se o diamante, cobre, ferro, prata, manganês, ouro, calcário, mármore e granito, recursos naturais que foram descobertos com a implementação do Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO), que visa, entre outros objectivos, relançar e dinamizar a contribuição fiscal deste subsector em Angola.

Esse plano contou com um investimento global de 405 milhões de dólares e prevê, igualmente, melhorar o conhecimento da geologia e do potencial dos recursos minerais do território nacional, visando assegurar o desenvolvimento sustentável do país.

O Valentine's Diamond Show é um evento que tem como objectivos criar uma percepção positiva e estimular o segmento de joalharia e venda de diamantes acabados em Angola, além de promover a valorização do consumo local, bem como apresentar e demonstrar os avanços tecnológicos e criativos na produção de jóias, destacando a mestria dos joalheiros angolanos.

 O evento reúne, anualmente, profissionais da indústria diamantífera, ourives, designers de jóias, compradores de diamantes, investidores, bem como o público geral interessado em conhecer e adquirir jóias com diamantes.HM/AC





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+